Pesquisar nos arquivos

Mostrando postagens com marcador loja. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador loja. Mostrar todas as postagens

14 de janeiro de 2011

Sons modernos e posturas antigas (ou Hermano Vianna, eu, você e os novos hábitos de consumo no mercado musical)

O Hermano Vianna viveu, sentiu e expressou textualmente sua experiência com a música, mais especificamente, com o consumo da mesma (catalisado pelo fim da loja Modern Sound, até então uma das mais famosas lojas de CDs do Rio de Janeiro). Ele publicou em sua coluna no jornal O Globo. O Alê Youssef leu, gostou, republicou o texto em seu blog e o divulgou no Twitter. Eu, enquanto ouvia músicas direto no FireFox usando o plugin Fire.fm (que utiliza dados do Last.fm para gerar uma "estação de rádio" no seu navegador), atualizava uma planilha no Google Docs e carregava um vídeo no Vimeo, vi através do Twhirl (serviço que utilizo para acessar o Twitter) que o Alê divulgou em seu perfil no Twitter o texto republicado em seu blog.

Esse é o caminho que me levou ao texto que apresento abaixo a vocês. O processo de encontro ao conteúdo criado pelo Hermano foi publicado para ressaltar como nossos hábitos se transformam e, atualmente, estão cada vez mais relacionados ao conteúdo digital e às famosas "nuvens".

 
Engraçado e lamentável, simultaneamente, é o comunicado de encerramento da Modern Sound. Digo lamentável não porque eu chore pelo fim da loja. O que é triste no comunicado é a constatação de como grande parte da indústria permanece lamentando o fim dos velhos tempos de menos conteúdo disponível e mais lucros para empresas como a loja carioca. "Apesar de todo nosso esforço, infelizmente não foi possível reverter a perda causada pela evolução tecnológica, em que toda a cadeia de negócios ligada a questão do direito autoral foi ferida de morte".

Uma opinião sincera? Se vocês realmente pensam assim, já deveriam ter fechado as portas há mais tempo. E novamente, com a mesma sinceridade: não farão falta alguma. Eu e outros bilhões de pessoas preferimos, sem dúvida alguma, toda a "perda causada pela evolução tecnológica" do que 20 Modern Sound.

A impressão que tenho é que apesar de trabalharem no mercado musical muitas pessoas, como quem assina o comunicado da Modern Sound,  não VIVE o mercado musical atual. Mantêm uma mentalidade extremamente retrógrada, tendem a culpar a tecnologia em vez de utilizá-la para adaptar seus negócios, explorar nichos diferentes, novos modelos de negócios, etc.

A única grande perda provocada pela evolução tecnológica no setor musical refere-se à manutenção de monopólios que exploram (ou exploravam) a escassez de conteúdo musical em seus suportes físicos (como CDs, DVDs e vinis). E essa "perda", que dá espaço para a circulação de uma maior diversidade de artistas em todo o mundo, ampliando o mercado, não reduzindo, é muito bem-vinda. Velhos (hábitos, negócios, modelos,  pessoas) quando se ferem, têm maior probabilidade de morte. Que venham os novos (formatos, modelos, ideias, pessoas).


Clique abaixo para ler na íntegra a coluna do Hermano Vianna.

1 de outubro de 2010

Loja de produtos alternativos



Está no ar desde o último final de semana a loja virtual do Coletivo Fórceps, do qual sou um dos fundadores. O Fórceps é o primeiro coletivo integrante da rede Fora do Eixo a organizar um espaço virtual para venda de produtos relacionados à cena independente e por isso resolvi escrever um pouco sobre como criei e funciona esse blog da loja.

Montando uma loja online

Primeiro passo: escolher qual serviço de publicação utilizar. Como optamos por usar somente serviços gratuitos escolhemos o Blogger, pela sua facilidade de utilização, possibilidades de personalização, integração com outras ferramentas e familiaridade dos colaboradores do blog.

As principais alterações estéticas e de layout são bastante intuitivas e simples no novo Blogger, então não vou me ater a elas. Apenas em casos muito específicos há necessidade de alterações no código, mas explicar todas as que fiz não vêm ao caso. Na realidade, montar uma loja virtual desse tipo é extremamente simples, você pode simplesmente montar um blog comum no qual seu conteúdo seja formado pelos produtos que você tem para vender.

O que acho importante ressaltar é o método de organização das informações, pra facilitar a navegação e permitir que as pessoas possam encontrar e conhecer os produtos.


No caso da loja do Fórceps, usamos o SoundCloud para criar listas com músicas dos artistas com produtos à venda. Basta criar um perfil gratuito no site e fazer o upload de alguma música. Depois disso você cria um set, que é nada mais que uma playlist, e coloca o embed desse set no blog, para que ele mostre um player com todas as músicas do set. A partir daí, todas as músicas que você colocar nesse set serão automaticamente apresentadas no player no blog. E para dar mais dinâmica você pode alterar a ordem das músicas no player de tempos em tempos. Para produtos como camisas, bottons e outros, a sugestão é usar um slideshow com imagens dos produtos. Na página de "design" do blog é só clicar em "adicionar um gadget" e procurar pela "apresentação de slides".

Na hora de publicar os produtos, seguimos o padrão de  que os títulos contenham o nome do artista seguido do produto. Isso facilita a identificação do material apresentado e ajuda as ferramentas de pesquisa a mostrar seu blog em buscas referentes a esses produtos e artistas. Em cada post, a ideia é publicar alguma música para que o público possa conhecer o artista (a TramaVirtual agora permite que você agrege players com as músicas disponíveis no site, o que facilita em muito o trabalho) e, de preferência, seu release (ou do CD, se for o caso). Desse modo poupamos tempo e apresentamos ao público informações que o próprio artista usa para "se vender".


Para organizar o conteúdo, as tags são a melhor opção. Optamos pelo seguinte padrão: nome do artista, tipo de produto, preço, cidade de origem do artista, Estado (abreviado) do artista, estilos musicais. Exemplo: Transmissor, CD, R$ 10, Belo Horizonte, MG, mpb, indie, pop, rock.
Assim o visitante do blog tem várias opções para navegar pelo produto, escolhendo por faixa de preço, gêneros musicais que lhe interessam ou origem geográfica das bandas, entre outras opções. E, claro, caso ele queira algo específico, pode utilizar a barra de pesquisa.

Para que todos os colaboradores que forem atualizar o blog não esqueçam de utilizar as tags certas, mantendo a organização (crucial) do blog, você pode inserir um lembrete/guia de publicação na página de atualização dos membros do blog. Basta que o administrador do blog vá até a página de "configurações",  selecione "formatação" e vá até o campo "modelo de postagem". No blog da loja do Fórceps, toda vez que alguém for inserir um novo produto, verá o seguinte texto:
Sugestão de formato:
Release do CD ou artista + algum vídeo ou música para escutar (a TramaVirtual agora permite embed das músicas)
Tags: nome da banda, tipo de produto, preço (R$ X), cidade, estado abreviado, estilos musicais
Exemplo: 4instrumental, SMD, R$ 5, Sabará, MG, instrumental, rock, progressivo
Preço: R$

Para comprar algo, a pessoa pode entrar em contato através de email (distribuicao@forceps.com.br) ou deixar comentário no produto de interesse. No Blogger existe a opção de enviar cada comentário recebido para um endereço de email pré-definido, então cadastramos o email distribuicao@... lá, permitindo que ele receba todos os comentários.

Essa é apenas uma base para iniciantes, o ideal é sempre que você adapte seu conteúdo de acordo com sua proposta.

21 de setembro de 2010

Loja Meio Desligado de venda de CDs

O último CD de uma banda internacional que comprei foi em 2003. Nos 7 anos que se passaram desde então é provável que eu tenha adquirido no máximo 5 CDs de bandas alternativas brasileiras. Mesmo assim, escutei no mínimo 800 álbuns nesse período (algo que posso afirmar sem dúvidas, já que anotava todos os álbuns que ouvia no mínimo duas vezes, até que fiquei de saco cheio e larguei essa frescura).

Isso significa que eu ganho muitos CDs ou que sou um grande pirateador? Não.  Quer dizer, talvez sim, mas a questão é outra: nossos hábitos de consumo mudaram. Ao menos para mim, já não faz mais sentido ter CDs como suporte físico para a música. É por isso que estou vendendo praticamente todos os meus CDs e abandonando certo apego ao suporte físico para a música.

Há anos escuto muito mais música no celular e no computador do que em aparelhos de som criados especificamente com esse propósito. Pensando nisso, simplesmente copiei todos os meus álbuns em mp3 com qualidade de 320 kbps e guardarei somente aqueles cujo material gráfico se destaca (como os do Tool, com encartes feitos com materiais especiais), com dedicatórias ou que estejam tão arranhados que seria sacanagem "presentear" alguém com eles.

Ao longo dos últimos anos fui me desfazendo aos poucos dos meus CDs e os que restaram estão listados abaixo, todos em ótimo estado, por R$ 10 cada. Em relação aos CDs nacionais que ganho, ficarão comigo até que faça a crítica dos mesmos e então irão para a sede do coletivo Fórceps, onde ficarão à disposição para empréstimo ao público, de modo a criar uma "musicoteca" da cena independente brasileira.

 Faith No More - Angel dust
Faith No More - Album of the year
Oasis - Definitely maybe
Deftones - White Pony
Black Rebel Motorcycle Club - Take them on, on your own
Jimmy Eat World - Bleed american
Feeder - Swim
The Jesus and Mary Chain - Munki
Wilco - Wilco (the album)
Soulfly - Omen
New Moon soundtrack (trilha sonora com Thom York, Muse, BRMC, Death Cab for Cutie, The Killers, Ok Go e outros)
The Flaming Lips - Embryonic

Arquivos do blog