Pesquisar nos arquivos

Mostrando postagens com marcador indiada magneto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador indiada magneto. Mostrar todas as postagens

13 de maio de 2008

Indiada Magneto

Daniel Saavedra é figura carimbada na atual cena musical de Belo Horizonte. Músico e produtor, é membro das bandas PROA e Manobra, além de guitarrista da cantora Érika Machado e responsável pela produção de diversos novos artistas mineiros. Entretanto, é com o Indiada Magneto, seu projeto solo, que Saavedra vem chamando cada vez mais atenção no restante do país e conquistando seu espaço.

Misturando eletrônica e rock em canções instrumentais, com uma inegável proximidade das trilhas sonoras e jingles publicitários (os quais Daniel também cria profissionalmente), o Indiada varia do downtempo ao semi-industrial.

Daniel (ao centro, de óculos) junto aos artistas de sua coletânea
Fruto de quase 10 anos de trabalho na produção musical, quatro deles à frente do estúdio que dá nome ao projeto, o Indiada Magneto começou a se apresentar apenas este ano e, mesmo com apenas três shows no currículo (1º: Warm Up do Festival do Sol em Natal / 2º: Lançamento do Festival Stereoteca / 3º: Festa do Meio Desligado), vem recebendo prêmios e se destacando na mídia.

Indiada Magneto - "Call Maria"




Na entrevista abaixo, Daniel fala da coletânea Indiada Magneto Apresenta, que reúne alguns dos músicos produzidos por ele, do Indiada Magneto e sua carreira.

Como você define o Indiada Magneto? É uma banda ou um projeto solo?
Indiada Magneto é o nome do estúdio e também do meu projeto autoral. A banda (um trio) foi formada para as apresentações ao vivo. Esse CD (Indiada Magneto Apresenta) é uma coletânea de músicas de vários artistas produzidas por mim no estúdio.

Você foi o único no país a ter sido selecionado em duas categorias do prêmio Rumos Itaú Cultural. Como isso aconteceu?
Participei da produção musical de dois projetos escolhidos na categoria "Mapeamento", o Coletivo Universal e a cantora Érika Machado, com a qual também me apresentarei. Também fui selecionado com o Indiada Magneto na categoria “Homenagem” com dois remixes, um do Sabotage e um do Itamar Assunção. Me apresentei em Natal dentro do Warm Up do Festival do Sol, tocando minhas músicas e os remixes.

Você iniciou na produção musical em 1998. Dá pra ver muitas mudanças no mercado desde então?
O mercado se fragmenta cada vez mais e os segmentos musicais tem espaços e públicos específicos. Acho que as grandes corporações dão lugar às pequenas produtoras, selos e festivais. Isso é bom para a música autoral que acha um espaço antes não existente no mercadão. E a tecnologia ajuda a democratizar a produção.

No Stereoteca você se apresentou com vários músicos convidados. Este formato foi exclusivo do Stereoteca ou se repetirá em outros shows?
Esse show foi criado para o Stereoteca, mas nada impede que exista uma sequência. Talvez a única dificuldade seja conciliar agendas de todos, mas estamos abertos a todas as possibilidades.

Foto: Vinícius (Fumaça Corp)

10 de maio de 2008

Festa do Meio Desligado: inícios...

A primeira festa do blog. O primeiro show da Júlia Says em Belo Horizonte. O primeiro show verdadeiro do Indiada Magneto em BH. Minha primeira discotecagem na Obra. A primeira discotecagem do Leo.

Estréias podem ser ao mesmo tempo animadoras e amedrontadoras, a expectativa, a dúvida, a incerteza em torno daquilo que você desconhece permite que tudo se transforme em novidade e que cada nova ação seja uma surpresa. Em alguns casos podem ser surpresas negativas. Ontem, felizmente, foram surpresas extremamente agradáveis que marcaram a primeira festa do Meio Desligado.

A Júlia Says fez um show ótimo, extremamente animado. Som "cheio", efeitos chapados, guitarra e bateria excelentes. Logo após uma introdução instrumental, tocaram o single "Mohamed Saksak", muito mais pesado ao vivo que em estúdio. Várias canções novas foram apresentadas junto às faixas do EP de estréia da banda, mostrando um lado ainda mais dançante e continuando com o bom uso de sintetizadores e programações. Deixando clara uma de suas influências, tocaram uma cover de "Sem Conserto", uma das melhores músicas do Maquinado, projeto solo de Lúcio Maia (Nação Zumbi).

No fim da apresentação, a matadora "Aos Segredos Guardados" provocou sorrisos de felicidade pela Obra, resultando em um sincero pedido de bis por parte do público e que foi atendido com mais uma execução do "hit indie" da banda, "Mohamed Saksak".

Antes, abrindo a noite, o trio Indiada Magneto apresentou sua mistura instrumental de rock e eletrônica cheia de bons riffs em um show muito mais pesado do que podia-se esperar a partir das músicas gravadas até o momento por eles.

Em abril, o Indiada tocou no festival Stereoteca, em BH, mas tratava-se de um show especial junto aos artistas que gravaram no estúdio que dá nome ao projeto. Com seu formato original, um trio, tocando suas próprias canções, este foi o primeiro show em Belo Horizonte e o segundo da história da banda (o primeiro foi em Natal, como parte do projeto Itaú Rumos Cultural).

Pouquíssimas pessoas presentes conheciam a banda e a resposta foi boa, mesmo não sendo o tipo de som totalmente assimilável logo em um primeiro contato.

A resposta do público à discotecagem foi uma das coisas que também me deixou super feliz. B Flogin (Leo) abriu a noite e desde o início mandou hits e mais hits. Em seguida, comecei o DJ set da P.U.T.A., tocando antes do Indiada e entre os dois shows, voltando a assumir os CDJs mais tarde. Muito pós-punk, punk, deathpunk e algum indie. Adorei as pessoas vindo perguntar "o que é isso que tá tocando?", dizendo "Eu quero seu set list!" e as outras que vieram elogiar o som (7?). Ótima estréia.

Não fiz vídeos ou fotos porque esqueci as pilhas da câmera. Assim que conseguir fotos feitas por outras pessoas, publico. Mas, por um lado, a ausência de imagens é até boa, porque torna as memórias da noite ainda mais pessoais e especiais, divididas apenas entre aquelas 150 pessoas que estavam ali comemorando os 18 meses de Meio Desligado e conferindo a nova música alternativa brasileira.

Em breve teremos mais.

6 de maio de 2008

Um pouco mais sobre a Júlia Says e o Indiada Magneto, atrações da festa do Meio Desligado

Nesta quinta-feira, 08 de maio, o Meio Desligado traz a Belo Horizonte pela primeira vez a banda recifense Júlia Says, nome mais promissor da atual cena musical da cidade, e o projeto Indiada Magneto, do produtor e músico mineiro Daniel Saavedra, destaque do último prêmio Rumos Itaú Cultural.

Júlia Says www.myspace.com/juliadisse

Com apenas nove meses de vida, a dupla Júlia Says, formada pelos jovens multi-instrumentistas Paulo André (Guitarra / Voz / Programações / Violão / Sintetizadores) e Anthony Diego (Bateria / Percussão / Programações / Sintetizadores), foi considerada a maior revelação do festival Rec Beat 2008, realizado em Recife durante o carnaval, e destaque nos principais veículos de comunicação do nordeste, como a Folha de Pernambuco e o site Recife Rock, além da revista Rolling Stone de março e do programa Metrópolis, da TV Cultura de São Paulo.





A dupla vem se destacando por sua fusão original de eletrônica, rock alternativo e pós-manguebeat, dando nova vida aos sons eternizados por Chico Science e Nação Zumbi e Mundo Livre S/A. Assim como nomes recentes da música pernambucana como Mombojó, China e Maquinado, a Júlia Says traz nova vida aos resquícios do mangue e o alia a influências diversas, que vão da calmaria de Itamar Assunção e as palavras de Paulo Leminski às batidas pesadas do Prodigy e as guitarras de John Frusciante. A proposta da banda é fazer música livre de rótulos e com identidade, explorando elementos eletrônicos e com forte influência literária.

Seu primeiro EP, homônimo, foi lançado no final de 2007 pelo selo pernambucano Bazuka Discos (criado pelos responsáveis pelo Coquetel Molotov) e conta com 5 faixas, com destaque para o single “Mohammed Saksak”, com seus sintetizadores e batidas animadas aliadas a violões, e para a instrumental e pesada “Aos Segredos Guardados”.

Antes de chegar a Belo Horizonte, a banda fez uma temporada de shows em São Paulo, tocando em diversas casas de show alternativas e em centros culturais.

O que escreveram sobre a banda:

Folha de Pernambuco - "A grande revelação foi o Júlia Says. Dupla que experimenta pitadas cavalares de programação eletrônica no rock, com uma ótima primeira impressão de quem deve crescer muito na cena local"

Revista O Grito - “... a banda, que se apresentou no último Rec Beat, e saiu de lá como uma revelação da cena indie local pretende garantir um lugar ao sol nos próximos festivais que irão rolar ao longo do ano pelo Brasil”

Recife Rock - “trata-se da grande revelação de 2007”

Indiada Magneto www.myspace.com/indiadamagneto

Projeto do músico e produtor Daniel Saavedra que mistura rock alternativo e experimentações eletrônicas, Indiada Magneto vem chamando a atenção da crítica especializada e produtores Brasil à fora. Na última edição do prêmio Rumos Itaú Cultural, o artista foi o único selecionado em duas categorias, as de produção e remix.

Guitarrista virtuoso com mais de 10 anos no meio musical, Daniel também é membro das bandas PROA e Manobra. No último mês de abril, com seu projeto Indiada Magneto, foi o responsável pela estréia da edição 2008 do festival Stereoteca, em Belo Horizonte.

Mais sobre a Indiada Magneto.


Serviço

Festa do Meio Desligado
Atrações: Júlia Says (Recife – PE), Indiada Magneto (Belo Horizonte – MG) mais os DJs B Flogin (Sabará - MG) e P.U.T.A. (Sabará – MG), fazendo um DJ set especial
Data: 08 de maio
Horário: 22:00 hs
Local: A Obra – Rua Rio Grande do Norte nº 1168, Savassi, Belo Horizonte
Preço: R$ 8
Telefone de contato: 3215-8077 / 3261-9431

Arquivos do blog