Pesquisar nos arquivos

28 de março de 2011

Entrevista com Daniel Nunes, do Constantina e Lise


Conversei com o Daniel Nunes, belo-horizontino multiinstrumentista do Constantina e que também mantém o projeto solo Lise, um pouco antes de sua viagem para os Estados Unidos (onde se apresentou nos festivais South by Southwest, em Austin, e Grito Rock, em Nova York, na primeira edição norte-americana do festival). Num esquema diferente, primeiro você lê as perguntas e mais abaixo todas as respostas, com a grafia original do Daniel (editar as falas e "corrigir" a ortografia interferiria na identidade do entrevistado, acho que dessa forma é possível se aproximar mais da pessoa, conhecê-la um pouco melhor através do modo como se expressa).

As imagens que ilustram o texto são frames do primeiro vídeoclipe da banda, feito para a música "Azul marinho".

- Vocês vem lançando as músicas do novo CD aos poucos desde o ano passado na internet. Esse novo trabalho será exclusivamente digital ou também será lançado em suporte físico? Quando o álbum completo estará disponível?

- A banda já passou por diferentes formações ao longo da carreira. Justamente agora, com uma das maiores formações, vocês farão a primeira viagem internacional do Constantina. Por que demoraram a tocar no exterior e o que os levou a se inscrever no SXSW?

- Minas Gerais é tido como um dos Estados em que o poder público mais fomenta a produção cultural. O Constantina conseguiu algum tipo de apoio para se apresentar no exterior? Como está o processo de captação de recursos para a viagem?

- Vocês estão finalizando o primeiro videoclipe da banda, correto? Como estáo processo? Dá pra adiantar algo desse clipe?

- Qual a relação do Constantina com o festival Pequenas Sessões? O que dá pra adiantar do festival deste ano?


__Sobre 'Haveno'...nao o pensamos em apenas distribuicao digital...pois como banda independente, acreditamos que podemos capitali$ar se agregarmos valores a um material fisico, isto pode ter um valor 'especial'...algo que as pessoas sintam vontade de comprar...passamos por estas situacoes em 2 discos...Constantina 'Constantina' (2005) e 'Hola Amigos'. Basta pensarmos no Radiohead...acredito que o proximo lancamento com certeza levara muitas pessoas a comprarem apenas pelo material grafico 'agregado'! Agora...sobre quando este disco ficara pronto...ainda acho que eh uma incognita...pq acho que entramos em uma ourta atmosfera do disco...algo mais sereno...mais calmo...muitas ideias estao compostas, mas ainda sem saber como registra-las...dificuldades tecnicas...e ate mesmo expressivas...muitas ideias ao surgirem no improviso nao tem tanta forca quando tentamos reestrutura-las...entende ? 
pena que muitas destas ideias nao possuem um registro de boa qualidade...o que pode ser interessante como fizemos no Jaburu...mas as vezes o ruim...mesmo!!! rsrs!!! Mas ja temos mais uma musica engatilhada... 
Se chama 'Benjamim Guimaraes'...nela esperamos ansiosamente pela contribuicao de Juan Stewart!!! Assim que nos devolver...faremos a mix para colocar no ar! 

__Putz...eh verdade...demoramos...podiamos ter tentado esta loucura quando eramos um quarteto...rsrs!!! na verdade nao sei o pq da demora...acho que foi um processo de amadurecimento artistico...so sei que agora acredito estarmos preparados para encarar situacoes tao inusitadas assim...e mais do que isso...agora acredito que temos algo inovador no som...nao que tivessemos isso desd o inicio...mas agora sinto que peculiaridades surgem fora de um senso comum...entende...termos tantas pessoas assim, nos da uma grande dor de cabeca...rsrs!!! ao mesmo tempo que proporciona uma riqueza muito grande!!! E agora sobre o SXSW...tb penso que foi um caminho natural...Assim como Pop Montreal, um de nossos focos, o SXSW eh uma grande referencia para nossa producao de musica independente...um dos maiores festivais de musica indepedente do mundo! Lembro me de conversarmos sobre festivais...e 2 com certeza estavam na lista...SXSW...e Pop Montreal!!! 
 
__Nao...infelizmente Constantina nao conseguiu nenhum apoio politico/artistico para esta empreitada!!! E isto eh triste! Mas eh algo que temos que aprender em nosso pais...por mais que existam planos governamentais 'continuistas' existem certas acoes que sofrem pelos abismos...e com certeza a cultura eh um dos focos destes abismos...Mas enfim...quando nos inscrevemos, acreditava que poderia, se selecionado, concorrer a editais de passagem...mas como isso nao existiu...demos continuidade na ideia...nao acredito que nossa producao possa apenas existir e rodar com apoio governamental...entao sem pensar em desistir...ca estamos com os vistos na mao e prontos para tentar o nosso melhor por la! 

__Ahhh...o clip....o clip foi proposto por um amigo...Igor Amin...ele assisitu nosso show no Pequenas Sessoes...e pirou!!!! Em menos de 2 dias estava em minha caixa de emails um roteiro para o clip da musica 'Azul Marinho'...muito bacana!!! mesmo!!!! um dialogo interessante com os sons...com a ideia...mesmo nao tendo epxeriencia em clips...topamos a empreitada! 
Mas infelizmente...algumas coisas ainda nao estao do jeito que ambos queremos...entao...estamos em um processo de descoberta...pesquisa de linguagem...para que ambas as linguagens artisticas se fortalecam...algumas das ideias...sao excelentes...outras acredito que precisamos amadurecer...mas enfim..eh um processo...ninguem disse que seria facil! rsrs!!! mas na verdade o que posso adiantar sao algumas fotos...sao da Flora Rajao | http://flavors.me/flora_rajao | ficaram belissimas!!! 

__A relacao eh a mais estreita possivel...rsrs!!! eh um festival pensado em varias demandas que a banda proporcionou...Na verdade eh um festival pensado atraves de nosso selo, 'La Petite Chambre'...os artistas do selo convidando artistas para compartilharem o palco em BH e cidades proximas...Penso que podemos fazer deste festival uma referencia da musica instrumental e experimental...Todos os artistas ate hj convidados sentem uma nescessidade virem a cidade e mostrarem sua arte...entao pq nao montar um festival que possa abarcar este tipo de producao? Uma producao que sai do senso comum musical...e adentra novas possibilidades de expressoes sonoras!

Arquivos do blog