Pesquisar nos arquivos

30 de março de 2011

Aplicativo da semana: Instagram


O Instagram é um aplicativo gratuito para fazer, aplicar efeitos e compartilhar fotos através do Iphone, Ipad e Ipod Touch. Leve e rápido, cria uma rede social entre seus usuários, que podem seguir uns aos outros e assim acompanhar automaticamente suas fotos publicadas recentemente. Sua marca registrada (e ponto forte) é a coleção de filtros que alteram características das imagens dando aspectos retrô a elas (ótimo para fotos de shows em locais com iluminações deficientes). Esses filtros podem ser aplicados em fotos feitas através do próprio aplicativo ou importadas da biblioteca de imagens do aparelho. No caso do Iphone 4, por exemplo, você pode usar o flash e as duas câmeras (a traseira, tradicional, com melhor resolução, e a frontal, para auto-retratos).

Ao publicar uma foto, ela pode ser georeferenciada (indicando em qual ponto geográfico foi feita), enviada por email ou compartilhada no Twitter, Tumblr, Flickr, Posterous, Foursquare e/ou Facebook (indo diretamente para seu mural ou alguma página administrada por você). Todo usuário gera um perfil público onde as pessoas podem comentar e "curtir" as fotos (exatamente como no Facebook), mas há a opção para bloquear seu conteúdo e mantê-lo privado. Um dos principais pontos negativos está relacionado aos perfis: não há como acessá-los por um navegador (como o firefox, por exemplo), mas somente pelo app. Para solucionar este problema um usuário do aplicativo criou por conta própria o Listagram (veja o perfil do Meio Desligado), um serviço online que agrega automaticamente as imagens publicadas no Instagram e cria perfis acessíveis via navegadores.

Outra fraqueza é não poder controlar os parâmetros para cada filtro e a quantidade pequena dos mesmos, além de sí gerar imagens quadradas. Por outro lado, a qualidade dos efeitos e das imagens geradas, a navegação intuitiva, integração com outros serviços e boa localização de ícones torna o Instagram um dos aplicativos mais práticos e interessantes para tratar e publicar imagens no Iphone.

Criado por dois ex-estudantes da Universidade de Stanford (um deles, brasileiro!) que já trabalharam em empresas como Google, Twitter e Microsoft, o Instagram foi lançado há pouco mais de 6 meses e já conta com mais de 2,2 milhões de usuários. O aplicativo recentemente obteve investimento de $500 mil e ainda não gera lucro, apesar de planejar oferecer seus serviços no formato freemium (constituído por uma parte do serviço, mais básica, gratuita, e funcionalidades adicionais disponíveis para quem pagar). Atualmente o aplicativo está disponível apenas para aparelhos da Apple (Iphone, Ipad e Ipod Touch) e não há previsão de lançamento para outras plataformas. segundo consta, o objetivo é alcançar solidez técnica e de base de usuários no Iphone antes de ampliar sua abrangência.

Concorrente
Para usuários de celulares com o sistema Android uma opção semelhante ao Instagram é o Picplz, aplicativo também gratuito e que possui funções similares. Entre seus diferenciais estão a disponibilização de perfis acessíveis via navegadores e (ponto negativo) o menor número de efeitos aplicáveis às imagens.

Arquivos do blog