Pesquisar nos arquivos

14 de agosto de 2009

Móveis Coloniais de Acaju, Canastra, Radiotape e Transmissor na Flaming Night

A festa periódica Flaming Night já se tornou uma das melhores opções em Belo Horizonte para quem gosta de rock alternativo e/ou pesado e agora, em sua 10ª edição, apresenta uma de suas melhores e mais dançantes programações com shows do Móveis Coloniais de Acaju, Canastra, Transmissor, Radiotape e Ricardo Koctus neste sábado, 15 de agosto, no Lapa Multshow.

Produzida pela 53 HC, loja / produtora / selo (também responsável por um festival de mesmo nome) focada no hardcore, punk e vertentes mais pesadas do rock, a Flaming Night inicialmente abria mais espaço esses estilos e aos poucos foi diversificando a sonoridade de suas atrações. Essa mistura fica evidente no sábado, com sons que vão do power pop do Radiotape e da MPB indie do Transmissor até o rockabilly com um pé na Jovem Guarda do Canastra.

Outra característica importante da Flaming Night é a opção de investir em determinadas bandas, repetindo-a em várias edições da festa. Por um lado, é bom por trabalhar pela formação de público das bandas, mas, por outro, pode ser irritante e até mesmo afastar quem não gostou de algumas das bandas escolhidas para tocar mais de uma vez (eu, por exemplo, odeio o Gramofocas, bandinha do Distrito Federal bem chata e que não tem nenhum diferencial que justifique sua presença em várias Flaming Night).

Para quem não conhece as bandas, segue abaixo uma mini-apresentação de cada uma, baseada em seus respectivos materiais de divulgação:

MÓVEIS COLONIAIS DE ACAJU
De Brasília, capital federal, surgiu um dos conjuntos mais aclamados do país atualmente. O noneto (são nove integrantes) Móveis Coloniais de Acaju, apesar de intitular-se banda de rock, alcançou o sucesso pela aproximação com o ska, a música latina, a polca e ritmos musicais do leste europeu, definindo seu estilo também como “feijoada búlgara”. Com forte presença do naipe de metais, flautas, gaita, clarinete e uma bagagem de shows arrebatadores por quase todos estados brasileiros, a banda tornou-se objeto de desejo dos principais festivais de música do país nos últimos anos. A banda apresentará em BH pela primeira vez as músicas do recém-lançado (via Álbum Virtual) C_mpl_te, desde já um dos melhores lançamentos da música brasileira em 2009.

TRANSMISSOR
Transmissor reúne rock contemporâneo, bossa nova e influências do Clube da Esquina, sendo um novo velho conhecido da música belo-horizontina. Lançado em 2008, o disco de estreia da banda, Sociedade do crivo mútuo, coleciona críticas positivas da imprensa especializada como o Jornal do Brasil, que classificou parte do trabalho da banda como “uma pérola da nova música brasileira".

CANASTRA
O Canastra decidiu apoiar um pé no jazz swing e outro nos sambinhas elegantes dos mais tradicionais compositores brasileiros para colorir seu estilo rockabilly. Liderado por Renatinho (ex-Acabou La Tequila), o grupo resgata o humor maroto dos tempos de cariocas ilustres como Noel Rosa e Ari Barroso, com um toque de tempero “cajun” do dixieland de New Orleans, capaz de contaminar os quadris mais enferrujados. Atual banda do baterista do Los Hermanos, Rodrigo Barba.

RICARDO KOCTUS
Baixista do Pato Fu.

RADIOTAPE
O Radiotape busca sua inspiração melódica no som dos Beatles, Beach Boys, Teenage Fanclub, Lemonheads e encontra a sua pegada em bandas como The Who, Oasis, Jet e Mando Diao. Desde que lançou seu primeiro disco, “Pequenas coisas me fazem feliz" em 2008, a banda mineira de powerpop Radiotape tem feito apresentações de destaque no estado como na abertura do show da banda inglesa Keane, no início de 2009.

Ordem dos shows:
Radiotape
Ricardo Koctus
Transmissor
Canastra
Móveis Coloniais de Acaju

INFO
Data: 15 de agosto, sábado
Horário: 20h
Local: Lapa Multshow (Rua Álvares Maciel, 312 Santa Efigênia)
Ingressos Antecipados: R$ 25,00 No dia: R$ 30
Venda de ingressos: 53HC (Rua Rio de Janeiro, 630, Loja 53 – Centro - 3271 7237 / Smoke (Rua Paraíba, 1378, Loja 02 – Savassi - 3227 5296
Informações: (31) 3271 7237

Arquivos do blog