Pesquisar nos arquivos

16 de setembro de 2012

Festival Porão do Rock 2012: cobertura

O Porão do Rock deve ser o maior festival de heavy metal do Brasil, falta apenas que se assuma como tal. Essa foi uma das principais impressões após conferir de perto a 15ª edição do festival, realizada nos dias 7 e 8 de Setembro no Complexo do Ginásio Nilson Nelson (compreendido pelo ginásio em si e uma grande área ao seu redor), em Brasília. O palco dedicado às bandas mais pesadas, montado no ginásio, esteve lotado a maior parte do tempo e abrigou bandas como a norte-americana Trivium, Sepultura, Almah e D.F.C. Na parte externa, dois palcos montados lado-a-lado receberam o restante da programação, com destaque para os estrangeiros Kyuss Lives!, Red Fang e Gaz Coombes.

Palco dedicado às bandas mais pesadas do festival, montado dentro do Ginásio Nilson Nelson
O Porão é um clássico "festival de roqueiro", daqueles em que 90% do público vai de camisa preta estampando nomes de bandas de heavy metal ou classic rock. A sintonia entre o público e as bandas de sonoridade mais extrema no festival é enorme, mesmo quando não justificada pela qualidade artística dos shows (incrível perceber a melhoria na qualidade do som durante o show dos estrangeiros do Trivium, enquanto nas apresentações das bandas locais, no mesmo espaço, a massa ruidosa tomava conta do ginásio - resultado de músicos ruins ou equipe técnica despreparada). Esse lado headbanger do festival é um dos seus pontos fortes: reúne de forma democrática e com boa estrutura bandas expressivas do cenário heavy metal / hardcore e as apresenta de forma democrática ao público brasiliense. 

Por outro lado, ao tentar diversificar sua programação, o festival acaba por se perder sem definir uma linha estética. O indie folk do Vanguart e o inglês Gaz Coombes (vocalista do Supergrass) soavam deslocados e bandas locais risíveis se apresentaram em horários de destaque na programação. Nos palcos externos, fugindo de shows terríveis como o de Daniel Belleza & Os Corações em Fúria, Darshan e Trampa, foi possível se surpreender com o rockabilly performático da banda local Os Dinamites e assistir aos animados shows de Autoramas com BNegão e dos Raimundos, que, acredite, fez um grande show ao tocar o álbum Lavô tá novo integralmente. Mesmo com boa parte do público indo embora após o show do Raimundos, quem permaneceu pode ver uma das apresentações mais marcantes do festival, feita pelos americanos do Red Fang. Rock'n'roll pesado e sujo, alternando entre o stoner rock e o heavy metal em show mais intenso do que o Kyuss Lives! (reencarnação do Kyuss, ex-banda de Josh Homme, do Queens of the Stone Age), faria no dia seguinte.


Se você foi (ou é) um daqueles adolescentes que saía com orgulho com suas camisetas do AC/DC e Iron Maiden, usava correntes e All Star e qualquer banda que tivesse distorção já agradava um pouco aos seus ouvidos, o Porão do Rock pode lhe proporcionar excelentes horas de diversão. Se você não estiver nesse grupo, é mais um festival para encontrar com os amigos, beber e se divertir rodeado por clichês.


Melhores shows assistidos no Porão do Rock 2012

Red Fang

Kyuss Lives!
Autoramas + Bnegão
Trivium
Os Dinamites

Set lists
Gaz Coombes

Karina Buhr

Kyuss Lives!

Arquivos do blog