Pesquisar nos arquivos

28 de novembro de 2011

Dicas de aplicativos: Viber / Voxer

Usuários de iPhone, iPad e iPod Touch com o sistema iOS 5 já podem enviar mensagens entre si gratuitamente através do iMessage, mas quem não atualizou o sistema ou utiliza a plataforma Android pode enviar mensagens e fazer ligações gratuitas para outros usuários através do Viber. O aplicativo é gratuito e simples de usar. Ao instalá-lo, ele passa a utilizar seu número de telefone como se fosse seu login e identifica entre os nomes em sua lista de contatos quais pessoas já usam o aplicativo, permitindo a troca de mensagens e ligações gratuitas entre os mesmos.

O funcionamento é bastante parecido com o Skype e outros serviços de mensagens instantâneas, mas seu diferencial é não exigir a criação de login, utilizando os telefones já salvos na agenda do celular. Outro ponto interessante é que além de texto podem ser enviados arquivos de imagens e dados de localização geográfica de onde se encontra o emissor da mensagem. No caso das ligações, a qualidade do áudio é relativamente boa e o ideal é estar conectado à rede via wi-fi, no caso de quem não possui plano de dados ilimitado.


Extremamente prático para se usar no cotidiano (seja no lazer ou no trabalho), facilita bastante a comunicação entre usuários de plataformas distintas (por enquanto, iOS e Android, disponível em breve para Blackberry). Ideal para resolver pequenas questões de trabalho que não necessitam de ligações ou emails.

Entre os aplicativos gratuitos semelhantes, um dos mais usados é o Voxer, que simula um sistema de walkie talkie para as conversas e identifica os usuários do aplicativo através de sua conta no Facebook. O Voxer também permite o envio de mensagens gratuitas com texto e fotos, com a vantagem de se poder criar grupos para envio coletivo de mensagens. No entanto, o esquema de "apertar para falar", como nos rádios, é mais trabalhoso no caso das conversas via áudio, tendo como vantagem apenas o fato de que os destinatários podem ouvir a mensagem posteriormente, não sendo necessária a interação em tempo real. Assim como o Viber, o Voxer está disponível para as plataformas iOS (iPhone, iPad e iPod Touch) e Android.

Arquivos do blog