Pesquisar nos arquivos

29 de agosto de 2011

Festival Pequenas Sessões: música experimental em Belo Horizonte

O projeto Pequenas Sessões, que promove o encontro entre artistas que realizam experimentações sonoras e pesquisam linguagens audiovisuais para apresentações musicais, promove sua 5ª edição entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. A programação integra o Conexão Vivo, programa de fomento à produção musical patrocinado pela Vivo, e contará com shows de bandas brasileiras e internacionais, workshops, performances audiovisuais e paineis de debates. Três espaços em Belo Horizonte receberam as atividades desta edição, a 2ª em formato de festival: o CentoeQuatro (palco dos shows e painéis do festival), o Espaço Fluxo, sede do coletivo artístico Fluxo, baseado no boêmio bairro de Santa Teresa; e a sede da ONG Favela É Isso Aí, no bairro Serra.


Nos dias 29 e 30 de Agosto serão promovidos três workshops que abordam a relação entre tecnologia e produção musical de diferentes formas. Dois deles acontecerão no Espaço Fluxo, que sedia das 14h às 18h, os workshops “Aplicações musicais para dispositivos portáteis - iOS e Android” e “Cobertura audiovisual em tempo real”. Simultaneamente, a sede da ONG Favela É Isso Aí recebe o workshop “Produção de áudio em home studios”. No dia 31 de Agosto, às 20h40, os participantes do workshop “Aplicações musicais para dispositivos portáteis - iOS e Android” farão performance nas escadas do CentoeQuatro. Todos os workshops são gratuitos e as inscrições podem ser feitas pelo site do festival, http://pequenassessoes.net.

Para fomentar a reflexão e o debate de temas relacionados ao festival, de 31 de Agosto a 3 de Setembro, o Pequenas Sessões reúne profissionais atuantes no mercado musical e acadêmicos em uma série de painéis. Eles acontecem no CentoeQuatro, às 19h30, discutindo temas como “Desenho de som para filmes e produções multimídia”, “Documentário para bandas”, “Plataformas digitais e mídias sociais” e “A arte por trás das Pequenas Sessões”.


Os shows, destaque na programação do festival, acontecem entre os dias 1 e 3 de Setembro no CentoeQuatro e possuem um formato diferenciado. Compartilhando com o Conexão Vivo o intuito de fortalecer e propor o intercâmbio musical, serão montados dois palcos, paralelos, nos quais duas bandas se apresentarão em cada noite. A diferença é que as canções alternam-se entre os palcos: enquanto uma banda apresenta uma música em um palco, a outra pode interferir e “puxar” uma de suas músicas, mudando o foco para o outro palco. Paralelamente aos shows, artistas visuais farão projeções de obras desenvolvidas especialmente para a ocasião. Esse movimento constrói um fluxo criativo constante e inédito, gerando experiências audiovisuais singulares.


A programação musical do festival é formada pelos mineiros da Constantina e Lise, criadoras do projeto (cuja idealização é do músico Daniel Nunes, membro da Constantina e que em seu projeto solo assina como Lise), o grupo paulista de pós-rock Labirinto (recém-chegado de uma turnê norte-americana), o uruguaio Franny Glass, o argentino Federico Durand e o mineiro Barulhista. Projeções audiovisuais durante os shows ficarão à cargo dos artistas L_ar, Igor Amin e Carou Araújo. Os shows acontecem no CentoeQuatro, sempre às 20h40, e têm ingressos à venda na bilheteria do local por R$ 5. Aqueles que não quiserem perder nada da programação, mas não puderem comparecer presencialmente, poderão acompanhar os shows através da transmissão online em tempo real no portal Conexão Vivo, no endereço conexaovivo.com.br/aovivo.

29 e 30 de Agosto
Workshop :: cobertura audiovisual em tempo real
Local: espaço fluxo
Horário: 14h à 18h
Workshop :: produção de áudio em home studios
Local: favela é isso aí
Horário: 14h à 18h
31 de Agosto
Painel :: desenho de som para filmes e produções multimídia
Local: centoequatro
Horário: 19:30
Apresentação: Performance resultante do workshop ‘aplicações musicais para dispositivos portáteis - ios e android’ na escada CentoeQuatro
Local: centoequatro
Horário: 20:40
1 de Setembro
Painel :: documentário para bandas
Local: centoequatro
Horário: 19:30
Show: Constantina convida Franny Glass (Uruguai) + L_ar
Local: centoequatro
Horário: 20:40
2 de Setembro
Painel :: a arte por trás das pequenas sessões
Local: centoequatro
Horário: 19:30
Show: Lise + Barulhista convidam Federico Durand (Argentina) + Igor Amin
Local: centoequatro
Horário: 20:40
3 de Setembro
Painel :: plataformas digitais e mídias sociais
Local: centoequatro
Horário: 19:30
Show: Constantina convida Labirinto (SP) + Carou Araújo
Local: centoequatro
Horário: 20:40

Arquivos do blog