Pesquisar nos arquivos

6 de julho de 2011

Projeto Lise inicia série de shows e workshops por BH. 196 artistas se inscreveram para participar do lançamento


Em apenas 7 dias, período em que as inscrições para interessados em abrir o show de lançamento do novo trabalho do projeto Lise estiveram abertas, 196 artistas de vários Estados brasileiros se candidataram à única vaga disponível. O Lise, projeto do multiistrumentista mineiro Daniel Nunes (também integrante da banda instrumental Constantina), lança no dia 9 de julho, no Centro Cultural São Bernardo (Avenida Silva Alvarenga, nº 548, São Geraldo, BH/MG), o CD “Qualquer Frágil Fio de Fantasia”, no qual consolida seus experimentos sonoros que absorvem elementos da música contemporânea aliados ao pós-rock, eletrônica de vanguarda, música ambiente e até hip hop. Participam do álbum artistas da cena musical alternativa de BH como o multiistrumentista Barulhista e os integrantes da banda Zimun Dedig e Matéria Prima, cuja participação resulta em uma inusitada canção de rap experimental (na faixa "Cuando el tiempo es la poesia", também conhecida com o título alternativo de "Parece Constantina").

Na sequência do show de lançamento Daniel Nunes circula por mais quatro espaços culturais da capital durante o segundo semestre com o projeto "Lise em Rotação", promovendo shows e workshops (ambos gratuitos) sobre produção musical em estúdios caseiros (home studios). O projeto é realizado através de patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Após análise do material dos artistas inscritos o selecionado para o show de abertura foi o belo-horizontino Retrigger, projeto de rock eletrônico experimental e performático que há 10 anos tem realizado criações desafiadoras e que possuem vasta lista de influências, como surf music, punk e hip hop (levando o Retrigger a se apresentar em diversas cidades brasileiras e europeias, além de lançar seus trabalhos no velho continente em diferentes formatos, como vinil e fita k7, além do CD). Todo o processo de inscrição e seleção aconteceu através do Toque no Brasil, site que funciona como plataforma de aproximação entre produtores e artistas de todo o país, em parceria com o coletivo Fórceps e o Circuito Fora do Eixo.

Agora selecionado, Retrigger abre o show de lançamento do CD do Lise no Centro Cultural São Bernardo no dia 9 de julho, às 20h. O Centro Cultural São Geraldo também recebe o workshop "Produção de áudio em home studios", que acontece nos dias 8 e 9 de julho das 14h às 18h. O objetivo é apresentar ferramentas e técnicas de produção de áudio para artistas independentes, profisionais do mercado audiovisual e interessados em música. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através de formulário no site www.projetolise.com


Projeto solo do multiistrumentista mineiro Daniel Nunes, no qual alia música e vídeo. São composições que absorvem a música contemporânea, eletrônica e ambiente, partindo de temas instrumentais e experimentação de novas sonoridades. Com o Lise, já se apresentou em capitais brasileiras como Rio de Janeiro e Maceió, e integrou a programação dos festivais Conexão Vivo, Pequenas Sessões e Lab. No exterior, realizou shows na Argentina.
Daniel também é membro-fundador da banda Constantina, com a qual se apresentou no festival SXSW - South by Southwest (considerado o maior festival de música do mundo), no Texas/EUA, e em Nova York/EUA (na primeira edição norte-americana do festival Grito Rock), além de shows por diversas cidades brasileiras.
Outro projeto do qual participa é o premiado Reações Visuais, experimentação audiovisual que trabalha atransformação de sons urbanos em imagens digitais através de software-arte ao lado do artista L_ar. Com este trabalho, venceu o Prêmio Interações Estéticas – Funarte 2008 e Rede Nacional Artes Visuais – Funarte 2009 e se apresentou em festivais e projetos como Circuito Sesc de Artes, Festival On_Off - Itaú Cultural (sendo os únicos artistas brasileiros na programação) e III Mostra Livre de Cinema (Rio de Janeiro).
Retrigger (Raul Costa) é um rocker performático da era do PC. Em 10 anos de luta ao vivo contra suas misturas autorais de instrumentos eletrônicos, tem experimentado fases que vão desde o breakcore mais sujo e caótico até as composições dementes e refinadas. Seus shows são sempre viscerais e superam a barreira do palco, unindo o público no mais puro descontrole e êxtase roqueiro coletivo. Na sua fase atual a performance tem ganhado importância, dotando seus frankensteins musicais de mais elementos de tração à sangue: vocais desgarrados, percussão adicional, o lendário theremin e a guitarra do argentino Andrés Schaffer, novo integrante da banda. Retrigger já passou por palcos no Brasil e na Europa, em boates cheirosas, galpões invadidos, festivais de arte, barracos caindo e praias mineiras. Também colaborou com artistas internacionais e lançou discos e coletâneas na Europa e no Brasil.




Serviço
Show de lançamento do CD “Qualquer Frágil Fio de Fantasia”
Shows: Lise e Retrigger
Local: Centro Cultural São Geraldo - Avenida Silva Alvarenga, nº 548, São Geraldo, BH/MG
Dia: 9 de julho
Horário: 20h
Entrada Gratuita


Workshop "Produção de áudio em home studios" 
Dias: 8 e 9 de julho 
Local: Centro Cultural São Geraldo - Avenida Silva Alvarenga, nº 548, São Geraldo, BH/MG 
Horário: 14h às 18h 
Inscrições gratuitas no link http://bit.ly/ix1w6O

Arquivos do blog