Pesquisar nos arquivos

30 de junho de 2011

Escute todas as músicas do Last.fm na íntegra e de graça

Uso o Last.fm desde 2006 e adoro. Trata-se de uma ferramenta/serviço que registra as músicas que você escuta no computador (ou em dispositivos móveis como Ipod e iPhone) e cria bibliotecas online com as mesmas, além de também ser uma rede social baseada na interação entre usuários através da proximidade de gostos musicais. Uma das funções mais legais do Last.fm é que ele pode funcionar como uma rádio online inteligente que se baseia em seu histórico de artistas ouvidos, no histórico de seus "vizinhos" (pessoas que ouviram as mesmas bandas que você), amigos, artistas ou gêneros específicos e outros parâmetros escolhidos pelo usuário. Isso é possível porque o site possui em seu banco de dados quase todas as músicas ouvidas por seus usuários.

Há alguns anos, porém, esse serviço de "rádio" passou a ser pago. Para ouvir as "estações virtuais" o usuário deve pagar $3 mensais. Aos que permanecem na versão gratuita são disponibilizados 30 segundos de cada faixa e, em alguns casos, a música completa para audição e download (caso o próprio artista ou seu selo/gravadora libere a faixa nesta modalidade).

Last.fm free music player em funcionamento

Para acabar com as limitações da versão gratuita do Last.fm basta instalar a extensão Last.fm free music player no navegador Google Chrome. Gratuita, a extensão permite que você escute todas as músicas disponíveis no Last.fm diretamente no seu navegador, sem fazer o download dos arquivos. Basta clicar no botão de play (ao lado dos nomes das músicas no site) que o mini-player da extensão as executa, criando playlists de acordo com a página em que você estiver no Last.fm: se estiver na página do Marcelo Camelo e der play em alguma das músicas, a playlist terá as músicas do artista mais ouvidas pelo público; se estiver na página de um álbum específico, como o Tarot Sport do Fuck Buttons, o álbum poderá ser ouvido na íntegra. No caso de artistas independentes brasileiros várias músicas ainda não estão disponíveis em suas páginas no Last.fm, mas funciona muito bem com artistas estrangeiros ou cujas músicas estão à venda na internet (nesse caso, a probabilidade de o Last.fm ter os arquivos em mp3 é maior).

Arquivos do blog