Pesquisar nos arquivos

29 de junho de 2011

Google+, a rede social do Google


Se você já estava achando a internet muito movimentada, saiba que os próximos meses serão ainda mais agitados agora que o Google anunciou sua tão aguardada rede social, a Google+. Lançada nesta terça-feira, 28 de junho, e atualmente disponível para um limitado número de usuários, a rede tem como mote o "compartilhamento da vida real, repensado para a web" (com destaque para a comunicação entre círculos sociais pré-definidos). Diferente da lógica do Facebook e outras redes, o Google+ parece apostar em formas de interação interpessoais mais direcionadas, fugindo do excesso de conteúdo que atrapalha a experiência de navegação nas redes sociais virtuais e gera o famigerado spam.

A rede integrará todos os serviços do Google através de uma barra preta na parte superior da tela, atualmente já disponível quando você acessa (logado) o Google Docs ou a página principal do Google, por exemplo. Além do enorme potencial dessa integração, as funcionalidades do Google+ parecem bastante atraentes. À primeira vista, o Google integrou em seu novo produto algumas das funções mais interessantes de redes mais abrangentes como o Facebook e de serviços específicos de comunicação através de vídeos e fotos - além de georeferenciamento, como o Foursquare, e disponibilização automática de conteúdo na nuvem, como o recém-anunciado iCloud, da Apple.

O histórico do Google em experiências em redes sociais não é muito positivo, vide os "fracassos" do Google Buzz e Google Wave, mas pode ser que com o Google+ a empresa mude esse cenário e redefina, mais uma vez, a forma como interagimos através da internet.

Apresentando o projeto Google+:
O compartilhamento da vida real na perspectiva da web

A necessidade de se conectar com os outros é um dos instintos mais básicos dos seres humanos. Com um sorriso, uma risada ou com um aceno nos conectamos com os outros todos os dias.
Hoje, cada vez mais, as conexões entre as pessoas acontecem on-line. Apesar disso, as nuances e a essência das interações do mundo real são perdidos na rigidez das nossas ferramentas on-line.

Desta forma básica e humana, o compartilhamento on-line é inadequado. Ou até mesmo quebrado. E queremos consertá-lo.

Gostaríamos de trazer as nuances e a riqueza do compartilhamento da vida real para o software. Queremos incluir você, seus relacionamentos e seus interesses, e fazer o Google melhor. 


+Círculos: compartilhe o que é importante com quem mais importa
Nem todos os relacionamentos são criados igualmente. Compartilhamos uma coisa com um colega de trabalho, outra com nossos pais e quase nada com nosso chefe. O problema é que os serviços on-line de hoje transformam amizades em fast food: embrulhando todo mundo com a embalagem "amigos". Assim, o compartilhamento torna-se prejudicado: 
É descuidado. Queremos nos conectar com certas pessoas apenas em alguns momentos, mas o que acontece on-line é que sabemos tudo de todo mundo, o tempo todo. 
É assustador. Cada conversa on-line (com mais de 100 "amigos") é uma exposição pública e, por isso, compartilhamos menos com medo dos holofotes. 
É impessoal. Os conceitos de "amigo" e "família" são diferentes para cada pessoa, da sua própria maneira, nos seus próprios termos. Porém, perdemos essa diferenciação quando estamos on-line. 

Ao analisar essas limitações, nós nos perguntamos: "o que as pessoas fazem de verdade?" E não precisamos buscar muito para descobrir a resposta. As pessoas, de fato, compartilham seletivamente o tempo todo, com seus círculos.
Da família aos colegas da escola, descobrimos que as pessoas já usam os círculos da vida real para se expressarem e para compartilhar de forma precisa com as pessoas certas. Assim, fizemos o mais lógico: trouxemos os Círculos para o software. Simplesmente crie um círculo, adicione pessoas e compartilhe novidades, assim como um dia qualquer:


+Sparks: inicie uma conversa sobre qualquer assunto
Fixações saudáveis inspiram o compartilhamento, e todos temos uma (ou duas, ou três...). Talvez ela seja carros tunados, quadrinhos ou moda, mas a atração é sempre a mesma: ela aparece em uma conversa da qual participamos e, então, é compartilhada com outros fãs. Algumas vezes por horas a fio. O truque é iniciar as coisas e eliminar o tropeço inicial. Felizmente, a web é perfeita para quebrar o gelo.
A web, é claro, está cheia de excelentes conteúdos, desde artigos recentes e fotos vibrantes a vídeos interessantes. E ótimo conteúdo pode gerar ótimas conversas. Porém, nós reparamos que ainda é muito difícil encontrar e compartilhar as coisas que são importantes para nós, sem muito trabalho e perturbação. Então, criamos um mecanismo de compartilhamento on-line chamado Sparks.
Graças ao expertise do Google, o Sparks exibe um feed de conteúdos atraentes de todas as partes da Internet. Sobre qualquer assunto que você queira, em mais de 40 idiomas. É simples: adicione seus interesses e você sempre terá alguma coisa para ler e compartilhar com o círculo certo de amigos:


+Hangouts: pare e diga oi, cara a cara a cara
Da mesa de bar ou da frente de casa, os seres humanos sempre gostaram de estar juntos. E por que não gostariam? É assim que nos distraímos, recarregamos as energias e passamos o tempo com novos e antigos amigos. Estar junto é simples, mas perdemos esse atributo quando estamos on-line.
Pense: quando você entra em um bar ou se senta na frente da sua casa, o sinal que você passa é "Ei, tenho um tempo livre agora, fique a vontade para falar comigo." Além disso, cria-se um entendimento silencioso que coloca as pessoas a vontade e incentiva a conversação. Entretanto, as ferramentas de comunicação on-line de hoje (como mensagens instantâneas ou chats em vídeo) não entendem este aspecto: 
Para começar, elas são chatas. Você pode chamar todo mundo que está como "Disponível" mas, mesmo assim, você corre o risco de interromper os planos de alguém. 
Elas também são bastante inadequadas. Quando a pessoa não responde, você não sabe se a pessoa está lá ou se ela não tem interesse em falar com você. 
Com o Google+ nós queremos fazer os encontros on-line mais divertidos, naturais e espontâneos e, por isso, criamos os Hangouts. Combinando encontros casuais com vídeos ao vivo, os Hangouts permitem que você pare quando for possível e passe um tempo com seus Círculos. Cara a cara a cara:


+Celular: compartilhe o que acontece, agora, sem complicações
Nos dias de hoje o telefone é o acessório de compartilhamento perfeito: está sempre com você, sempre conectado e é a maneira com que interagimos com nossos amigos mais próximos. Nós não queríamos criar "apenas" uma experiência móvel: com o Google+ nós nos concentramos em coisas (como GPS, câmeras e mensagens instantâneas) para deixar seu telefone ainda mais pessoal.


+Local, local, local
Na vida, os lugares que visitamos formatam as conversas de várias formas. Por exemplo, se ligamos para o João do aeroporto, certamente ele perguntaria sobre nossa viagem. Ou, se a Joana nos enviar uma mensagem de texto de um restaurante próximo, talvez encontrá-la para jantar. Com o Google+ você pode adicionar seu local em cada postagem (ou não, você decide).

+Instant upload
Transferir fotos do celular para a Internet é muito complexo e, por isso, ninguém se dá ao trabalho de fazê-lo. Naturalmente que fotos foram feitas para serem compartilhadas e não esquecidas. Por isso, criamos o Instant Upload para garantir que nenhuma foto interessante deixe de ser compartilhada. Cada vez que você tira uma foto, e com a sua pemissão, o Google+ a adiciona a um álbum particular on-line e a deixa disponível para todos os seus dispositivos. Prontas para serem compartilhadas quando você quiser.

+Chat em grupo
Coordenar amigos e família em tempo real é uma tarefa difícil na vida real. Afinal, todo mundo tem uma rotina diferente, em lugares diferentes, e os planos mudam a todo momento. Telefonemas e mensagens SMS funcionam, mas não são ferramentas adequadas para reunir todo mundo. Assim, o Google+ inclui o Chat em grupo: uma experiência de mensagens on-line em grupo que permite que todas as pessoas de um círculo saibam o que está acontecendo, na hora.


A partir de hoje o Google+ está disponível no Android Market e na web móvel (e em breve na App Store).

+Você: colocando você em primeiro lugar, por todo o Google
Este é o projeto Google+ até agora: Círculos, Sparks, Hangouts e celular. Estamos começando os testes externos e, por isso, você perceberá que algumas coisas ainda não estão perfeitas. Por isso, o acesso ao projeto é feito apenas por convite. Porém, o compartilhamento on-line precisa ser visto sob uma nova perspectiva, e já era hora de começarmos a fazer isso. Só mais uma coisa. Na verdade, a única coisa: você.

Você e outros bilhões de pessoas confiam no Google, e nós sabemos da nossa responsabilidade. Aliás, temos os nossos usuários como foco há mais de 10 anos: liberamos os dados, trabalhamos por uma Internet aberta e respeitamos o direito das pessoas de serem quem elas desejam ser. Sabemos, porém, que o Google+ é um tipo diferente de projeto, que precisa de um foco diferente: em você. É por isso que damos a você mais formas de permanecer agir em particular ou em público, mais escolhas relevantes sobre os seus amigos e seus dados e mais maneiras de nos comunicar a sua satisfação. Por todo o Google.

Quando seu convite chegar, esperamos que você participe deste projeto. Mas, no final, quem decide é +Você.

Arquivos do blog