Pesquisar nos arquivos

27 de dezembro de 2010

Plug Minas recebe inscrições até 9 de janeiro

O Plug Minas - Centro de formação e experimentação digital é um projeto do Governo de Minas Gerais que, como o nome indica, trabalha diferentes aspectos da cultura digital e das artes e é focado no público jovem da região metropolitana de Belo Horizonte. Para 2011, o Plug Minas está recebendo inscrições até 9 de janeiro para 4 de seus núcleos: Jogos digitais, Empreendedorismo juvenil, Valores de Minas e Oi Kabum!. Um site temporário foi criado para facilitar a identificação dos jovens com suas possíveis áreas de interesse e melhor aproveitamento do curso.

Trata-se de um projeto inovador do Governo estadual, que desenvolveu o projeto "entendendo que a cultura digital e as artes tem um enorme potencial de transformação da realidade social". Ao todo serão disponibilizadas 923 vagas entre os 4 cursos, cujas durações têm em média 1 ano.


Como Participar

Perfil

As atividades do Plug Minas são voltadas para jovens de 14 a 24 anos, estudantes e egressos da rede pública de ensino na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Inscrições

Fique atendo às datas! O Processo Seletivo 2011 acontece entre 8 de novembro de 2010 e 09 de janeiro de 2011. As inscrições podem ser realizadas por meio do preenchimento de Formulário de Inscrição, via internet, disponibilizado neste portal ou presencialmente no Plug Minas.

Processo Seletivo 2011

O Processo Seletivo 2011 começou!

Datas de inscrição:

8 de novembro de 2010 a 9 de janeiro de 2011

Quem pode se inscrever

Jovens de 14 a 24 anos, estudantes e egressos da rede pública de ensino na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Vagas:

Serão disponibilizadas 923 vagas de acordo com a distribuição:
Núcleo Empreendedorismo Juvenil: 210 vagas
Núcleo Oi Kabum!: 100 vagas
Núcleo Valores de Minas: 500 vagas
Inove – Jogos digitais: 113 vagas

Etapas

O Processo Seletivo 2011 acontecerá em duas etapas: a primeira se refere à inscrição do candidato e a segunda corresponde à seleção do inscrito pelos núcleos, podendo conter entrevistas, dinâmica de grupo e/ou avaliações por escrito.

1ª Etapa

Na primeira etapa, o jovem que se interessar por um dos núcleos do Plug Minas, deverá preencher a ficha de inscrição que está disponível em dois formatos: eletrônico e impresso – disponível no Plug Minas.
Passo a passo para se inscrever:
1º passo: Escolher o núcleo que deseja participar
2º passo: Preencher a ficha de inscrição com os dados pessoais (nome completo, data de nascimento, carteira de identidade, CPF, sexo, escola, série, turno), dados sócio-econômicos (renda familiar) e informações de contato (endereço residencial completo, telefone e email)
3º passo: preencher as informações específicas relativas ao núcleo escolhido
4º passo: Em caso de inscrições online, o candidato vai receber um email de confirmação. Para os casos de inscrição com ficha impressa, o candidato receberá um protocolo de inscrição.

2ª Etapa

Serão convidados 2.769 candidatos para participar da 2ª etapa. Esse é momento em que cada núcleo realizará entrevistas, dinâmicas de grupo e/ou provas escritas para identificar o perfil do estudante

Conheça o processo de avaliação específico de cada núcleo:

Núcleo Empreededorismo Juvenil

- Avaliação de conhecimento em disciplinas do ensino fundamental
- Data: 15 de janeiro de 2011
- Dinâmica de grupo
- Data: 24 a 28 de janeiro de 2011

Núcleo INOVE Jogos Digitais

- Prova de conhecimentos em física, matemática e português referentes aos conteúdos do ensino médio
- Data: 21 de janeiro de 2011

Núcleo Oi Kabum!

- Entrevistas
- Dinâmica de grupo
- Data: 25 de janeiro a 04 de fevereiro de 2011

Núcleo Valores de Minas

- Entrevista individual
- Data: 15 e 18 de fevereiro
- Aulas experimentais: 28 de fevereiro a 04 de março de 2011

Resultados

O resultado da 1ª etapa será divulgado em janeiro aqui no site do Plug Minas. Os selecionados também serão comunicados por email, podendo até serem contatados por telefone.
O resultado da 2ª etapa será divulgado cinco dias após o término da seleção de cada núcleo. A lista dos selecionados será enviada às escolas e estará disponível aqui no site.

Arquivos do blog