Pesquisar nos arquivos

28 de outubro de 2010

Novidades do festival Eletronika 2010


Ao contrário do que consta na imagem acima, retirada do próprio site do festival, o Eletronika 2010 acontecerá entre os dias 17 e 21 de novembro em Belo Horizonte em diversos espaços da capital, entre eles o Centro e Quatro.

Das atrações confirmadas até o momento uma das principais é o projeto Hallogallo, formado por Michael Rother (da banda de krautrock Neu! e ex-Kraftwerk) e Steve Chelley (baterista do Sonic Youth). O nome vem de uma das canções do Neu!, um dos principais expoentes da música experimental alemã contemporânea. A hypada dupla francesa Make The Girl Dance, autora de dois videoclipes super comentados, é outra atração de peso no festival.


Mesmo com poucos artistas confirmados até o momento a escalação indica uma tendência de valorizar a música latina pela primeira vez no festival, com a presença do Instituto Mexicano del Sonido (México, que se apresenta no dia 20.11 no espaço CentroeQuatro), Senor Coconut y su Orquestra (Chile, apresentação em BH no dia 21.11), Villa Diamante (Argentina), Fauna (Venezuela) e El Guincho (Espanha). Entre os brasileiros estão confirmados o hype indie Holger e a banda belorizontina de jazz-rock experimental Iconili, que se juntam aos internacionais Tanlines, Artificiel (Canadá) e Wilson Surkoski para complementar a lista de atrações confirmadas oficialmente.


Extra-oficialmente, o Eletronika começaria no dia 15 de novembro com o show do Massive Attack no Chevrolet Hall. Envolvidos na produção me informaram da possibilidade de este show ser a abertura do festival e o perfil do Eletronika no Twitter divulgou um link do Massive Attack seguido da tag "#eletronikacast". No entanto, a divulgação do show já circula pelas ruas sem a marca do festival.


Para encerrar o evento, que também terá debates e oficinas (como a de Dudu Marote), estão escalados os franceses (também hypados) Phoenix, se apresentando um dia após seu show no festival Planeta Terra, em São Paulo, e as bandas locais Monno e Dead Lover´s Twisted Heart. Apesar dos ingressos estarem à venda (R$ 60, meia-entrada do 1° lote para pista comum), resta a confirmação de que esses shows fazem parte do Eletronika ou não (tudo indica que sim).

Arquivos do blog