Pesquisar nos arquivos

24 de agosto de 2010

Festival Pequenas Sessões: vanguarda musical em BH e Sabará

Começa nesta quinta-feira, 26 de agosto, o festival Pequenas Sessões, principal evento focado na música instrumental experimental em Minas Gerais. Ao todo serão 4 dias seguidos de shows gratuitos em Sabará (cidade histórica localizada a 20 km de Belo Horizonte) e em BH, com artistas importantes da cena alternativa brasileira (e até mesmo com uma presença internacional): M. Takara 3 (SP), Ruído/mm (PR), Constantina (MG), Juan Stewart (Argentina), Porto (SP) e Lise + L_ar (MG) formam a programação do festival, que está em sua quarta edição, apesar de ser a primeira no formato tradicional de festival.

Além de ter uma programação muito boa, o Pequenas Sessões será realizado em espaços legais (o teatro de Sabará tem quase 200 anos e tem acústica considerada uma das melhores do Brasil, o teatro da Biblioteca na Praça da Liberdade é do Niemeyer) e trará vários artistas que nunca tocaram em MG (de todos os artistas de fora de MG, somente o Maurício Takara já fez shows em Minas, mas mesmo assim, o show do novo CD permanece inédito). Quem não mora em Minas e não poderá vir ao festival conseguirá acompanhar todos os shows ao vivo pela internet.

Abaixo, publico parte do release que escrevi para o festival. Sugiro também que todos visitem o site do festival (também de minha autoria), para mais informações. Promete ser um dos festivais mais legais.

Ruído/mm

Liberdade criativa é o que norteia as Pequenas Sessões, projeto de música instrumental experimental que realiza sua primeira edição no formato de festival entre os dias 26 e 29 de agosto em Belo Horizonte e Sabará (cidade histórica da região metropolitana da capital mineira). Na programação, M. Takara 3 (SP), Ruído/mm (PR), Constantina (MG), Porto (SP), Lise + L_ar (MG) e Juan Stewart (Argentina) formam um representativo panorama da produção contemporânea experimental brasileira e sulamericana.

Idealizado pelo músico Daniel Nunes, membro do Constantina e Lise, e realizado através de seu selo musical La Petite Chambre, o festival visa apresentar ao público mineiro artistas inovadores cujas obras extrapolam gêneros musicais e que utilizam diferentes tecnologias de produção. Com essa proposta em mente, Daniel define as Pequenas Sessões como “um projeto de intercâmbio de música livre independente”, ressaltando a importância da troca de experiências entre os próprios artistas e da proximidade com o público.

Após apresentar músicos nacionais e internacionais em três edições anteriores, realizadas de forma totalmente independente e em diferente formato, o Pequenas Sessões realizou, em 2010, shows e oficinas do Constantina e Lise em três cidades de Minas Gerais como parte da programação do festival Conexão Vivo.

M Takara

A realização do festival em Sabará e BH é a etapa final do projeto e se inicia no dia 26 de agosto com os shows do Constantina e M. Takara 3 no famoso Teatro Municipal de Sabará (construído em 1819), a partir das 20h. M. Takara 3 é o projeto solo do multiinstrumentista Maurício Takara, membro da banda instrumental Hurtmold e parceiro de artistas como Marcelo Camelo e Nação Zumbi. O show será o lançamento do álbum Sobre todas e qualquer coisa, o quinto de sua carreira, em MG. Já o Constantina fará seu primeiro show na cidade histórica com nova formação, um septeto, apresentando ao público as novidades que estarão em seu próximo lançamento. Reconhecida pela imprensa especializada como uma das maiores representantes do pós-rock no Brasil, a banda alia ruídos e texturas a belas melodias em suas canções, como demonstrado nos quatro CDs lançados ao longo de seus quase 7 anos de carreira.

A partir do dia seguinte, 27 de agosto, o festival parte para o teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, projetada por Oscar Niemeyer na Praça da Liberdade, e apresenta o Porto, projeto do baterista Richard Ribeiro, que faz sua estreia em palcos mineiros. Nome recorrente na agitada cena musical alternativa de São Paulo, Ribeiro é membro e parceiro de vários grupos, como SP Underground, Marcelo Jeneci, Cidadão Instigado e Naná Vasconcelos. Em seu projeto solo reúne elementos do jazz, rock alternativo e eletrônica experimental, sempre marcados pela improvisação e virtuosismo. A outra atração da noite é o Lise, projeto solo de Daniel Nunes, no qual o artista produz canções que aliam elementos da música contemporânea, ambiente e experimentações eletrônicas. Nesta apresentação, Nunes (que produz sozinho todas as canções, executando, ao vivo, bateria, programações e vibrafone) será acompanhado pela guitarrista mineiro Dedig, em participação especial.

Lise + L_ar

No dia 28, sábado, o Constantina retorna ao palco e recebe a banda curitibana Ruído/mm, que fará seu primeiro show em MG. Com 7 anos de estrada, o Ruído/mm (pronuncia-se “ruído por milímetro”) não nega o nome: vai de calmas texturas a explosões ruidosas em misturas que unem psicodelia, jazz, pós-rock e até punk. Com três CDs lançados e preparando o próximo, o quinteto já foi elogiado por artistas do nível de David Byrne (ex-Talking Heads), que os classificou como uma das bandas mais interessantes da atualidade.
No encerramento, dia 29, domingo, o festival volta ao palco do Teatro Municipal de Sabará, onde os anfitriões da noite serão os membros da dupla Lise + L_ar, Daniel Nunes e Leandro Araújo. Juntos desenvolvem trabalhos que vão além da música, criando obras de software-arte, web-arte e outras vertentes artísticas. Entre suas parcerias está o premiado projeto Reações Visuais, no qual executam interpretações audiovisuais das paisagens sonoras das cidades. 

Juan Stewart

Para fechar o festival, a presença internacional do argentino Juan Stewart. Influenciado por artistas como Air e Brian Eno, Stewart cria trilhas que misturam estruturas minimalistas e paisagens de beleza extraordinária, resultando em canções que vão da música ambiente ao pós-rock.

Programação
Dia 26, quinta-feira
Shows: M. Takara 3 (SP) e Constantina (MG)
Local: Teatro Municipal de Sabará (Rua Dom Pedro II, s/n, centro histórico de Sabará)
Horário: 20h30

Dia 27, sexta-feira
Shows: Porto (SP) e Lise (MG), participação: Dedig (MG)
Local: Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade n21, Savassi, Belo Horizonte)
Horário: 20h30

Dia 28, sábado
Shows: Ruído/mm (PR) e Constantina (MG)
Local: Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Praça da Liberdade n21, Savassi, Belo Horizonte)
Horário: 20h30

Dia 29, domingo
Shows: Juan Stewart (Argentina) e Lise + L_ar (MG), part.: Barulhista (MG)
Local: Teatro Municipal de Sabará (Rua Dom Pedro II, s/n, centro histórico de Sabará)
Horário: 17h00

Arquivos do blog