Pesquisar nos arquivos

25 de dezembro de 2011

Por um FDE mais rancoroso e humano

O texto sobre o Fora do Eixo / Abrafin / Pernambuco que publiquei na semana passada rendeu uma série de comentários extremamente interessantes sobre o tema, mas um deles me chamou mais atenção que os demais. Seu diferencial é se tratar de uma opinião com a qual me identifico muito e que, apesar de aparentemente ser o oposto do que propus, complementa o que escrevi. 

De autoria do ser onipresente da internet, o famoso "anônimo", o texto propõe que o Fora do Eixo assuma mais os seus erros, que dê mais transparência inclusive aos sentimentos das pessoas que formam a rede FDE. Ou seja, que se humanize.

Parabéns ao autor. Abaixo, o texto publicado na caixa de comentários, na íntegra. A "carta de desculpas" a que ele se refere está no site da Casa Fora do Eixo, o vídeo com a polêmica fala do Capilé está no YouTube e a reclamação do "preguiçoso e birrento" China está no blog do artista.

Muito legal mesmo esse texto. De tudo que já saiu dessa história, incluindo aí a carta de desculpas escrito pelo parnasiano Olavo Bilac do FDE, esse texto com certeza foi o mais esclarecedor. 
Tentando colaborar mais pra discussão, tenho algumas considerações: 
- O FDE é foda. Se tem uma coisa que eles não fazem é mamar nas tetas do governo, editais, e etc. A galera trampa igual uns malucos, não estão ficando ricos, e trabalham em algo que realmente acreditam, com tesão. Só por causa disso, antes de qualquer um falar mal do movimento, procure saber mais sobre o assunto, conhecer, conversar com as pessoas; 
- apesar disso, o FDE tá virando um "chato". Explico. No facebook e no twitter, tá pior do que aquelas correntes de "ajude esse meninininho com essa doença". Todo mundo é feliz, tá tudo ok, tudo up. Você já viu alguém do FDE escrever no Facebook: "caralho, to estressado, to triste". Jamais. Parece que rola uma forçação de barra violenta, o que torna qualquer comentário de qualquer pessoa do FDE meio "falsa". Não que seja falsa de verdade, mas é tudo muito bom, tudo perfeito, todos os comentários são lindos. É claro, tem que haver uma auto-afirmação, mas quando é tudo assim, perde a graça e o valor. 
- Pablo Capilé mandou muito mal nas declarações. Fiquei até surpreso, pois o cara é uma das pessoas mais visionárias que eu já tive notícia. Aquela fala no vídeo sobre pernambuco, por mais fora de contexto que esteja, é horrível. Deletar o vídeo do canal do ustream foi coisa de Veja, Estadão. E a resposta no site da Casa FDE SP foi pior ainda. Longo, cansativo, não conectado com a linguagem da internet. O texto desse site é mil vezes melhor e nem pede desculpas. 
- Aquele texto do China falando mal do FDE pela enésima vez, também é horrível, pois replica as mesmas críticas de 5 anos atrás. O China, no fim das contas, é um preguiçoso birrento. O problema é que a fala do Capilé também foi preguiçosa e birrenta. Fez a mesma crítica a Pernambuco de 5 anos atrás, e pior, COM rancor. Aí fica difícil falar do pós-rancor.  
- falando em pós-rancor, esse história também já tá virando outra "chatisse". A gente viu, que o maior representante do FDE - sim, o Pablo é o grande representante FDE, e não "um dos gestores", me poupe Olavo - tem rancor, isso é claro. E não tem nada de errado com isso. As vezes, é bom ter rancor, faz crescer, e superar o rancor, é melhor ainda. 
- Essa história toda serviu pra mostrar o quanto o FDE tá grande, e o Pablo, já é uma pessoa pública. Vídeos paródia no Youtube, notícias e mais notícias, memes, comentários fervorosos. Falem mal, mas falem de mim... ops, do FDE. Praqueles que tão achando que isso é o fim do FDE, só peço pra vocês se informarem melhor, pois quem acha isso nem sabe direito o que é o FDE. 2 mil pessoas num congresso, não é pra qualquer um.
Enfim, por um FDE mais rancoroso e humano.

Arquivos do blog