Pesquisar nos arquivos

13 de maio de 2009

Uma exposição remixada

No ano passado a exposição Simbio reuniu 4 artistas de diferentes áreas (Grace Passô, artes cênicas; Roberto Bellini, vídeo; Fred Paulino, arte urbana; e Cláudio Santos, design) apresentando instalações audiovisuais fortemente ligadas às ferramentas digitais e experimentações de formatos e linguagens. Agora, os trabalhos serão retrabalhados ao vivo na Simbio Remix, mistura de festa e exposição que acontece amanhã, 14 de maio, em um galpão localizado no hipercentro de Belo Horizonte.

Além das apresentações, haverá a participação do DJ Jeff Santos (ex-Motor Music, idealizador do projeto), do VJ Fernando Rabelo, do designer Lucas Mafra, do músico Fabiano Fonseca e do convidado especial da noite, o artista multimídia Mário Ramiro.

Confira a descrição de cada trabalho que será apresentado amanhã:
A diretora de teatro Grace Passô, que na Casa do Baile apresentou o vídeo instalação: “Cinema de Visibilidades Íntimas”, desta vez intervém com a filmagem e transmissão, ao vivo, de detalhes do público, gestos, pequenos objetos, insetos e outras nuances do espaço.

O artista visual Fred Paulino, que apresentou no SIMBIO a obra “Conto Concreto” – uma narrativa em vídeo, com palavras escritas sobre a cidade através de laser – irá remixar o vídeo original, apagando as inscrições do espaço público e, ao mesmo tempo, escrevendo e desenhando novas formas no espaço do evento, com a ferramenta de projeção Tagtool.

A obra do designer Cláudio Santos na Casa do Baile foi o “Almanaque de perdas, fracassos e transformações”, uma instalação audiovisual interativa, onde o público participou deixando diversas mensagens, desabafos, opiniões e outros textos. No SIMBIO REMIX, o artista apresentará, em áudio e vídeo, o conjunto desses recados, que constituem o Almanaque.

O vídeoartista Roberto Bellini, responsável pela vídeo-instalação “Acéphale”, reapresentará os vídeos originais com novo áudio e ruídos produzidos ao vivo. O trabalho representa um olhar sobre o espaço físico e imaginário dos motéis, enquanto espaço de um erotismo amorfo.

Abrindo e encerrando a live performance, o paulista Mário Ramiro, que no evento recebe a alcunha de “Maestro MC Ramiro”, também utilizará computadores para criar e projetar a sua própria edição dos trabalhos, misturando imagens e sons criados pelos quatro artistas.




SIMBIO REMIX
Data: 14 de Maio, quinta-feira
Horário: A partir das 22h
Local: Espaço Cultural 104 (Praça Rui Barbosa, em frente à Pça da Estação, Centro, BH)
Entrada: Gratuita
Informações: (31) 3227.7331

Arquivos do blog