Pesquisar nos arquivos

27 de dezembro de 2008

Pequenas Sessões com Lise, L_ar e Bernhard Gál para fechar o ano

Daqui a algumas poucas horas acontece em BH a terceira edição do projeto Pequenas Sessões, dedicado a experimentação sonora. A partir das 20h se apresentam no Minueto Centro Musical o austríaco Bernhard Gál e os mineiros Lise e L_ar. Será uma noite marcada soundscapes, canções climáticas e experimentações eletrônicas. Um software desenvolvido especialmente para a ocasião irá aliar os sons produzidos pelos três artistas, transformando-os em texturas visuais projetadas, promovendo uma interação audiovisual conceitual.

Recentemente Gál também se apresentou no File - Festival de Linguagem Eletrônica em São Paulo (assim com Leandro Araújo) e tem extensa participação em festivais ao redor do mundo, apresentando seu trabalho teórico junto à sua produção artística.

Sobre os artistas:
Bernhard Gál, compositor e musicólogo austríaco, é conhecido internacionalmente como um dos mais inventivos "sound artists" de sua geração. No decorrer de dez anos de intensa produção, Gál criou mais de 50 instalações sonoras, além de obras de arte digitais e em novas mídias para espaços como ZKM, Alemanha e Mutek Montreal. Ele já se apresentou em inúmeros festivais e salas de espetáculo nos quatro continentes e divide com Ernst Reitermaier a curadoria do festival vienense "Shut up and Listen". Bernahrd Gál também sustenta uma sólida produção acadêmica e até o ano de 2007 foi professor da Universidade de Artes de Berlim, Alemanha.

Imagem da instalação 'Infinitation', de Gál e Yumi Kori, em São Paulo
Daniel Nunes é músico da banda Constantina. Compôs diversas trilhas para teatro, curtas-metragens e Internet. É idealizador do selo independente mineiro La Petite Chambre, pelo qual lançou os álbuns ¡Hola amigos ...! EP (2008), Constantina e Colorir – Música Livre em Mariana/MG (2007) e Constantina (2005). Junto com o coletivo Fórceps lançou este ano em Belo Horizonte o projeto de música livre independente,"Pequenas Sessões". Daniel Nunes também mantém o Projeto Lise, uma experiência sempre em transformação que vai além do universo musical ao permitir trocas com artistas de outras vertentes que passam pela video-arte, web-arte e performance.


Leandro Araújo é arquiteto e desde 2005 integra com Roberto Andrés o estúdio de arquitetura e design digital Superficie.org, onde produziram projetos em mídias digitais para festivais e exposições como Festival Internacional de Linguagem Eletrônica – FILE (São Paulo 2007, Rio 2008); Muriliana, Palácio das Artes (2006) e Neovanguardas, Museu de Arte da Pampulha (2007). Além disso, Leandro produziu em 2008 a instalação Confessionals, FABRICA, em Treviso, Itália, foi artista convidado para edição local do projeto Territórios Recombinantes do Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia e recentemente contemplado com o Prêmio Interações Estéticas – Edição 2008 da Fundação Nacional de Artes – FUNARTE.

Leandro Araújo no Museu de Arte da Pampulha

Arquivos do blog