Pesquisar nos arquivos

2 de junho de 2008

1º Seminário Prático da Música Brasileira

Os debates em festivais de música independente estão se tornando uma constante mais do que bem-vinda, na verdade, necessária, trazendo a busca pela reflexão e análise do cenário e do mercado musical atual. No entanto, muitas vezes as discussões se limitam ao âmbito dos próprios festivais e não se estendem, não apresentando resultados práticos. Buscando uma alternativa a essa situação, começa nesta semana o 1º Seminário Prático da Música Brasileira, realizado pela Casulo Cultura, Sebrae e Rádio Inconfidência como parte da programação do Stereoteca.

Serão quatro dias de debates, entre 3 e 6 de junho, com importantes profissionais de diferentes áreas da música no Brasil. E após os debates, os participantes poderão se inscrever para receber uma consultoria virtual dos palestrantes durante três meses. Ao todo, 15 artistas/produtores mineiros serão beneficiados com a consultoria a partir do preenchimento de um formulário que será disponibilizado no site do Stereoteca e analisado pelos próprios palestrantes. Completado o período da consultoria os participantes apresentarão um produto final, comparando-o com o trabalho realizado pelo artista/produtor anteriormente.

A intenção é trabalhar efetivamente pelo desenvolvimento da cena musical independente, estruturando-o em seus diferentes setores. Assim, o seminário dividi-se em quatro mesas, cada uma delas com três convidados e um mediador, das áreas de Produção Artística, Produção Executiva, Distribuição e Negócios e Comunicação. Entre os convidados estão figuras cruciais para a música brasileira tanto nas décadas passadas como atualmente, como Maria Juçá (fundadora e coordenadora do Circo Voador), Luiz César Pimentel (diretor de conteúdo do MySpace Brasil e criador da extinta revista Zero), Eduardo Ramos (dono do selo Slag Records, ex-empresário do Cansei de Ser Sexy e ex-diretor internacional da gravadora Trama) e Sílvio Pellacani Júnior (fundador e diretor da Tratore Distribuidora).

Estou na produção do seminário (assim como do Stereoteca) e mediarei a mesa de comunicação, na sexta-feira, que além do já citado Pimentel, ainda conta com Pedro Alexandre Sanches (atualmente na Carta Capital, ex-Folha de S. Paulo) e Antônio Carlos Miguel (crítico do jornal O Globo).

Toda a programação é gratuita e para participar basta enviar seu nome completo e os dias em que deseja participar para contato@casulocultura.com.br ou colocar seu nome na lista na hora do evento.

Os debates começam sempre às 18:30, no Teatro da Biblioteca Pública Luiz de Bessa, na Praça da Liberdade, mesmo local de realização do Stereoteca.

Programação

3 de junho – Produção Artística

Eduardo Ramos – Slag Records
Trabalhou como Diretor Internacional da gravadora Trama em Londres. Dono da Slag Records, lançou bandas como Arcade Fire, Cidadão Instigado, Grenade, Four Tet, Teenage Fanclub. Trabalhou com as bandas CSS (Cansei de Ser Sexy) e Bonde do Role, foi responsável pelas turnês dos artistas Nação Zumbi, Otto, Fernanda Porto, Ed Motta e outros na Europa. Coordenador do especial Tropicália no Barbican Centre em Londres, que organizou a volta dos Mutantes.

Paulo Junqueiro – EMI Brasil
Há mais de 30 anos no mercado fonográfico, atuante no mercado nacional e internacional, é atualmente o diretor artístico da gravadora Emi. Foi diretor da Warner no Brasil e no exterior.

Danusa Carvalho – Casulo Cultura
Empresária de grandes nomes da música, entre eles: Cássia Eller, Farofa Carioca, Seu Jorge e Paula Lima. No momento desenvolve a carreira dos artistas Renegado, Aline Calixto e Kiko Klaus, além de ser a idealizadora e curadora dos projeto Stereoteca e Circuito Minas Instrumental.

4 de junho – Produção executiva
(neste dia também haverá show da banda monno, uma das melhores e mais elogiadas bandas mineiras da atualidade, a partir das 21 hs)

Holger Beier - Bungalow
DJ e produtor musical alemão com extensa carreira internacional. Dono do conceituado selo de música eletrônica Bungalow, atualmente reside em Florianópolis, dividindo seu tempo entre os mercados brasileiro e europeu. Integrante do grupo Le Hammond Inferno, também assina suas discotecagens com o nome Say Hooo!

Maria Juçá – Circo Voador
Fundadora e coordenadora do Circo Voador no Rio de Janeiro. Foi coordenadora da Rádio Fluminense e, além de agitadora cultural, coordena o pontão de cultura digital do Circo Voador.

Lúcia Camargo – Fundação Clóvis Salgado
É Presidente da Fundação Clóvis Salgado. Foi Secretária de Estado da Cultura do Estado do Paraná, Diretora Artística do Teatro Municipal de São Paulo e Diretora Administrativa da Universidade Livre de Música.

5 de junho – Distribuição e negócios

Silvio Pellacani Junior - Tratore Distribuidora
A Tratore é uma distribuidora de selos e artistas independentes e atualmente é uma das poucas que representa a circulação musical independente brasileira, contando em seu catálogo com mais de 1.100 títulos. Foi fundada em 2002 por Pellacani e Maurício Bussab, tornando-se a maior distribuidora independente de produtos fonográficos brasileira.

Eric Taller - Ginga P
Norte-americano responsável pela criação da Ginga P, responsável pela distribuição, produção e realização de eventos no Rio de Janeiro e Salvador.

Reinaldo Pamponet - Eletrocooperativa
Fundada em 2003, a Eletrocooperativa é um projeto que trabalha pela inclusão de jovens carentes na sociedade através da música, tecnologia e arte digital. Atua em Salvador e em São Paulo.

6 de junho - Comunicação

Pedro Alexandre Sanches – Carta Capital
Foi jornalista da Folha Ilustrada, escreve na Carta Capital e é autor dos livros Tropicalismo- Decadência Bonita do Samba e Como Dois e Dois São Cinco.

Luiz César Pimentel – MySpace Brasil
É diretor de conteúdo do site MySpace no Brasil. Começou na revista Carta Capital, trabalhou como repórter da Folha de São Paulo e foi correspondente das revistas Caros Amigos, Fórum e Terra na Ásia. Também trabalhou nas revistas Trip, Zero e Radar, além dos portais UOL, Starmedia e Zip.net.

Antônio Carlos Miguel – O Globo
Jornalista especializado em música há 30 anos, é repórter e crítico do Segundo Caderno/O Globo, publicou o livro "Guia de MPB em CD"; é jurado dos prêmios Grammy Latino, TIM e Rival de Música.


Info:
I Seminário Prático da Música
Data: De 3 a 6 de Junho
Horário: A partir das 18:30
Local: Teatro da Biblioteca, Praça da Liberdade, 21 (Funcionários)
Entrada franca
Informações: (31) 3222.3242 / contato@casulocultura.com.br
stereoteca.com.br

Arquivos do blog