Pesquisar nos arquivos

25 de julho de 2007

downloads, downloads e mais downloads

Já não é novidade alguma as bandas disponibilizarem álbuns completos para download gratuito, mas nos últimos tempos as pessoas estão cada vez mais abertas às possibilidades da prática e fica mais fácil conseguir boa música, inclusive nacional.
Enquanto alguns grupos e gravadoras esperneiam contra a troca de arquivos digitais, a cena independente é uma das que mais se beneficia com os downloads e o utiliza como uma das principais formas de se aproximar do público.

Para se ter uma idéia, há cerca de quatro anos não compro um cds, mas nunca ouvi tanta música como nesse período. Na verdade, acredito que um dos fatores que dificulta o crescimento da cena alternativa brasileira é pequeno volume de obras nacionais disponíveis para download, seja ele legal ou não. Enquanto álbuns internacionais vazam e podem ser baixados meses antes de seus lançamentos oficiais, álbuns de artistas brasileiros independentes caem na rede com dificuldade e muitas vezes são extremamente difíceis de ser encontrados.
Pense: se o público brasileiro não está comprando sequer os cds dos grandes nomes da música internacional, por que iria gastar seu dinheiro com bandas que mal conhece?

É uma questão de conhecimento e bom senso, mas o receio e atitudes anacrônicas de indivíduos envolvidos com a música feita por aqui impedem que a situação melhore de modo muito mais rápido, resultando em problemas de divulgação e cds encalhados.

Por outro lado, felizmente algumas bandas brasileiras não apenas disponibilizam como também incentivam o download de suas músicas, colocando-as em seus sites oficiais e em serviços como Rapidshare, 4Shared e diversos outros. Abaixo você confere uma lista com algumas dessas bandas e os links para download. Aproveite.

Mombojó. Nadadenovo [2004] e Homem-Espuma [2006]
MQN. todos os álbuns e singles
Superguidis. Superguidis
Macaco Bong. Objeto Perdida
UDR. todas as músicas e lados-b
Esquadrão Atari. tudo
Vamoz. To the Gig on the Road
Ludovic. Servil [2004]

Arquivos do blog