Pesquisar nos arquivos

24 de maio de 2007

independência 2.0: iJigg

{ Esta é uma série de textos sobre sites e serviços da chamada web 2.0 que podem ajudar bandas independentes a divulgar seus trabalhos, também sendo úteis aos fãs destas mesmas bandas e aos interessados em música, no geral }


Basicamente, o iJigg é um site no qual qualquer artista pode colocar suas músicas e disponibilizá-las em outros sites e blogs através de players em flash, semelhante ao que sites como YouTube e Metacafe fazem com os vídeos.
Do mesmo modo, qualquer pessoa pode copiar o código html disponibilizado e colocar um player (como este que você vê abaixo) com uma determinada música em qualquer outra página.


Se a pessoa gostar do que ouviu, ela pode dar um "jigg", ou seja, um voto. À medida que a canção acumula votos sua colocação no site melhora e ela fica mais próxima de figurar na página inicial do iJigg.

Atualmente os líderes de cadastros no site são os americanos e os taiwaneses, com os brasileiros na quinta posição. Bandas nacionais antenadas como a Pornochanchada do Canal Brasil, Ecos Falsos e Café Colômbia já colocam suas músicas no iJigg e o usam como forma de aumentar o alcance de seus trabalhos.

O serviço foi criado por um indiano e um brasileiro, em janeiro deste ano, e vem sendo chamado de "o YouTube da música", apesar de seu modelo de funcionamento aproximar-se mais ao do site de jornalismo cidadão Digg.

O design do site não é dos mais bonitos ou inspirados, mas a interface é leve e o carregamento é rápido.

Leia matéria sobre o assunto no Overmundo.

Arquivos do blog