Pesquisar nos arquivos

29 de dezembro de 2019

Apostas de BH para 2020

Belo Horizonte possui uma das cenas mais fortes do rap no Brasil atualmente e nada indica que em 2020 isso será diferente. Djonga, Sidoka, FBC e Hot e Oreia estão entre os principais representantes do estilo no Brasil e contribuem para que outros artistas da cidade recebam mais atenção da mídia especializada e do público. Simultaneamente (e interconectada), uma nova cena pop emerge em BH. Pop em um sentido amplo, que abrange artistas que se aproximam do pop mainstream internacional mas também dialogam com o funk, arrocha, tecnobrega, trap, da MPB tradicional e do pop rock (por mais que escrever este último seja próximo de registrar um escabroso palavrão). Tendo em vista esse cenário, eis alguns nomes que prometem se destacar em 2020.

CLARA TANNURE
"Isso prova que nenhum de nós, por mais que tenha o conhecimento do evangelho desde o berço, não está imune às investidas do inimigo". Não é todo dia que você lê vários comentários desse tipo sobre uma música pop, mas é algo comum nas redes da Clara Tannure. Filha da pastora-cantora Helena Tannure, ex-vocalista do gigante grupo gospel Diante do Trono, Clara estreou em 2019 com o semi-hit pop "Chora boy" e fechou o ano com "Sem juízo", parceria com Dedé Santaklaus (autor da sensacional "Elba Ramalho"). É hipster, é kitsch, é dançante e incomoda a comunidade evangélica. Escute.




VHOOR
Aos 19 anos, o dj e produtor Vhoor é um dos principais nomes a se prestar atenção atualmente. Hiperativo no Soundcloud, onde lança dezenas de faixas, produz músicas marcadas por uma mistura do trap com funk, às vezes chamada de "favela trap".




PAIGE
Quem já a viu ao vivo sabe que se trata de um acontecimento. Seja em um show de rap ou junto de uma orquestra de improvisação jazzística, Paige se destaca pela voz, presença e carisma. Em 2019,  lançou o single "Brasil" e o EP Babygirl. Ela também já fez parcerias com Djonga e Sidoka. Tem potencial para se destacar ao lado de artistas como Anitta e Iza.




A LAMPARINA E A PRIMAVERA
É a representação musical da esquerda festiva (de uma forma positiva, que fique claro). A nova fase da Lamparina e a Primavera, explícita nos singles lançados em 2019, mostra uma banda em ascensão que pode agradar a quem gosta de artistas como Duda Beat e  Francisco el Hombre, por exemplo.




RADIO EXODUS
Trio que começou a se apresentar em 2019 e já engatou participações em festivais como Meca, Sarará e Sonâncias. Misturam de tudo: dub, trip hop, música caribenha, maracatu...




JAY HORSTH
Vocalista do Young Lights (que também lançará disco em 2020), o trabalho solo do Jay Horsth tende para a MPB pop de compositores millenials como Rubel, Tim Bernardes e Phill Veras. Ele lançou seu primeiro single, "Canceriana", no fim de 2019, e em 2020 lançará um EP produzido em parceria por Helio Flanders (vocalista do Vanguart) e Leonardo Marques (do Transmissor, produtor de discos do Maglore e Iconili, entre outros), gravado em formato analógico ao longo de quatro dias durante uma imersão do Sonâncias Lab.




CHICO E O MAR
Super jovens, os integrantes da Chico e o Mar são o clássico exemplo da geração hiperconectada que se transforma rapidamente. Esse processo se reflete na rápida evolução da banda, que tem construído uma base de fãs (também jovens) com um pop rock ainda embrionário mas que indica um futuro promissor.




DELATORVI
Mais um nome do trap, tem no currículo um álbum lançado em 2016 e vários singles. Tem parcerias com Djonga, Sidoka, Raffa Moreira e vários outros rappers.




SAMORA N'ZINGA
Artista conceitual focado no afrotrap, mistura de ritmos africanos com rap. Lançou seu segundo disco, D.A.A.T, no fim de 2019, durante a final nacional do Duelo de MCs em BH.



________________

Para fechar, alguns artistas que já tiveram relativo destaque em anos anteriores: Clara Lima, integrante da DV Tribo junto do Djonga, FBC e Hot e Oreia, que lançou EP no fim de 2019; Sara Não Tem Nome, que em 2020 terá patrocínio do Natura Musical e vai gravar o sucessor do elogiado Ômega III, de 2015; e o Rosa Neon, fenômeno pop de BH surgido em 2018 e que em 2019 lançou seu primeiro álbum.

Arquivos do blog