Pesquisar nos arquivos

30 de dezembro de 2019

Melhores shows de 2019

deafkids, Test e Rakta
Motoqueiros armados ameaçavam atirar caso os shows não parassem. Paredes tremiam e o vidro das janelas se rompiam. Verão em BH. A sequência deafkids, Test e Rakta no festival Música Quente abria o ano de forma caótica e indicava o que estava por vir.


Maria Beraldo
"Posso te tocar? Você é real?", perguntava uma das cozinheiras da Casa Rosa do Bonfim, tremendo, à Maria Beraldo logo após a estreia dela em BH, também no festival Música Quente. De costas para o Cemitério do Bonfim, sozinha no pequeno palco improvisado da casa, Maria mostrou, a quem não conhecia, o que é catarse.


Luiza Lian
Às vezes o hype se justifica. Ainda mais ao vivo, a música da Luiza Lian ganha vida, se multiplica com o contraste entre a aparente fragilidade da sua figura, o minimalismo da formação (apenas ela e DJ no palco) e a intensidade da sua performance.


Shiron the Iron
Há um potencial descomunal e ainda não reconhecido no trabalho do Shiron The Iron. Imagine o encontro de caipiras americanos fãs de rock de garagem com um grupo de congado de alguma vila brasileira. Voodoo blues grunge.


Babadan
Grata foi aquela noite de terça-feira na qual conheci a Babadan Banda de Rua. São 14 pessoas tocando música predominantemente instrumental baseada no congado, no candomblé e nas bandas tradicionais de Minas.


Boogarins
Eu deveria ter escrito sobre os shows do Boogarins aos quais assisti em 2019 logo na sequência de vê-los, pois agora já não lembro. Foram três shows em dois dias, sendo um deles dentro de um apartamento, uma das apresentações de Sessão de Cura e Libertação. O que ficou foi a certeza de ter vivido momentos especiais. É suficiente.


Retrigger
Você tomou coisas que não sabia o que eram, sem saber quais seriam as consequências. Tudo acelerado e por vezes parece fora do lugar. Um anime glitch, um homem de cuecas colocando fogo em um theremin enquanto joga videogame?


Sly and the Family Drone
MINDFUCK.


Godspeed You! Black Emperor
Um sonho realizado.


The Comet is Coming
Jazz moderno para o fim do mundo. Muito melhor ao vivo do que em disco. Funciona bem em festivais porque o show solo pode ser um pouco cansativo.


... And You Will Know Us by the Trail of Dead
Produzir esse show foi outro sonho realizado. Ainda mais tendo o Madonna tocado na íntegra, além de várias do Source Tags and Codes (um dos melhores discos da história, não só na minha opinião mas também na da BBC e da Pitchfork).

Arquivos do blog