Pesquisar nos arquivos

1 de setembro de 2019

Festival Sonâncias apresenta novos nomes da música independente


Frente a um Brasil que caminha cada vez mais na contramão da autonomia criativa, a nova música brasileira segue tonificando a pluralidade de ideias e sonoridades. Essa diversidade de linguagens e narrativas artísticas fica clara na programação do festival Sonâncias, evento que será realizado em BH no dia 7 de setembro (sábado), a partir das 17h, com artistas de múltiplos gêneros musicais, estados e expressões culturais dos vários “Brasis” que existem. O festival é parte de uma plataforma que também envolve um processo de residência artística, gravações de discos e debates.

Com três palcos, o Sonâncias ocupa o CentoeQuatro (uma antiga fábrica de tecidos na região central da capital mineira), inclusive o cinema, que abriga uma das pistas. Por lá, passarão MC Tha - artista paulista que dialoga com o funk e MPB e teve um dos discos mais comentados do ano com seu trabalho de estreia, Rito de Passá (2019); o pop oitentista da carioca Mahmundi; e Vanguart, provavelmente o maior nome do folk rock no Brasil.



Além de dialogar com a nova cena da música a nível nacional, o festival impulsiona - e, de certa forma, apadrinha - artistas ainda em início de carreira. É o caso dos uberabenses do trio Azul Flamingo, da carioca Bel Baroni e da dupla goiana de dark techno Høstil - atrações que foram tuteladas, respectivamente, pelos times de produtores Pupillo (Gal Costa, Erasmo Carlos, Céu) e Leonardo Marques (Maglore, Transmissor), Maria Beraldo e Thiago Correa/Henrique Matheus (Lô Borges, Transmissor) e Paula Rebellato (Rakta) e Daniel Nunes (Constantina, Lise). Os encontros aconteceram durante o Sonâncias Lab, laboratório de experimentação musical e residências artística que antecedeu o evento e promoveu a gravação dos primeiros EPs dos grupos, compilações que serão lançadas durante os shows desses artistas no festival.

A pluralidade musical ainda é intensificada pelo Babadan Banda de Rua, grupo que começou como bloco e que flui pela estética das bandas de metais e congado, e a Radio Exodus, que traz o encontro entre ritmos jamaicanos e brasileiros. Os shows não são a única forma pela qual o festival busca refletir sobre música. No dia 6 de setembro (sexta-feira), o Sonâncias realiza um bate-papo com personalidades do mercado artístico: a produtora Monique Dardenne (do Women's Music Event), o rapper FBC, a dupla Belle de Melo e Vito (diretores de todos os clipes do grupo Rosa Neon) e a jornalista Laura Damasceno.


As atrações não se limitam ao palco. Durante o festival haverá uma edição da feira Canga - iniciativa que reúne marcas de roupas e acessórios, artistas plásticos e pequenos produtores de BH. Enquanto isso, a alimentação ficará por conta do coletivo de mulheres imigrantes Cio da Terra, responsáveis pela venda de comidas típicas de seus países (Peru, Haiti, Venezuela, entre outros), e as bebidas serão todas locais, com a cerveja Sátira e os drinks Xeque Mate e Gin Gibre.

Debate de abertura do Sonâncias 
6 de setembro, sexta, às 18h
Espaço Corda: Avenida Olegário Maciel, 742, 2⁰ andar, centro, BH
Entrada franca

Festival Sonâncias 
7 de setembro, sábado, a partir das 17h
Centoequatro: Praça Rui Barbosa, 104, centro, BH
Ingressos à venda por R$ 20 (meia) e R$ 40 (inteira) em sympla.com.br/quente

Arquivos do blog