Pesquisar nos arquivos

4 de março de 2019

3 canais no Youtube para aprender sobre pedais e efeitos

Há 8 anos não tenho uma TV em casa. Assim como muitas pessoas, criei o hábito de deixar vídeos rolando no computador ou no celular enquanto faço tarefas domésticas como cozinhar, arrumar a casa ou mesmo durante o banho. Desde o ano passado, quando abandonei o Netflix, passei a pesquisar canais sobre diferentes temas no Youtube e descobri dezenas de canais ótimos. Farei uma série sobre alguns canais especializados em música e começo com os meus favoritos sobre os dedicados a pedais de efeitos (às vezes também sobre outras questões ligadas a áudio).

As séries Show Us Your Junk! e Board to Death, ambas da produtora de pedais Earthquaker Devices, talvez sejam as minhas preferidas. Board to Death é focada nos pedalboards dos músicos. Vídeos curtos, geralmente em torno de 5 minutos, nos quais são apresentados os equipamentos usados por integrantes de bandas como Warpaint, Queens of the Stone Age, Wilco, Ministry, A Perfect Circle, Chon e Boris, entre outros. Já a Show Us Your Junk! registra visitas a estúdios, nas quais músicos e produtores como Ross Robinson (At The Drive-In, Korn, The Cure), Joe Barresi (Tool), Mario Caldato (Beastie Boys, Planet Hemp), Mark Mothersbaugh (Devo) e Lee Ranaldo (Sonic Youth) mostram seus equipamentos e locais de gravação.



O britânico That Pedal Show é mais prolixo, frequentemente com vídeos de uma hora. A duração estendida permite abordagem mais detalhada, apesar dos trechos com os apresentadores tocando às vezes serem longos demais. Um dos apresentadores, Daniel, é dono da produtora de pedalboards TheGigRig, que cria pedais personalizados para gente como o Ed O'Brien (Radiohead). Até o fim de 2015 os vídeos do That Pedal Show eram publicados no canal do Daniel no Youtube e no início de 2016 o programa passou a ter um canal próprio.


A JHS, outra produtora de pedais, tem um canal interessante no qual Joshua, fundador da empresa, se dedica menos a testar os pedais e mais na contextualização histórica e vídeos temáticos sobre tipos de efeitos.


E como curiosidade, o Pedal and Effects, canal do Juan Alderete (baixista do The Mars Volta e Marilyn Manson), mais voltado para teste de pedais e conversas com músicos.

Arquivos do blog