Pesquisar nos arquivos

19 de junho de 2012

Revista MI - Música independente em Pernambuco

Existe um tipo de literatura que chamo de “literatura de banheiro”. É aquela que é uma merda, hahaha não demanda muita atenção e cuja leitura pode ser fragmentada em várias partes sem prejuízo algum do resultado final. É o tipo de material que se lê para passar o tempo e que geralmente não tem muito a acrescentar ao leitor. A primeira edição da revista MI – Música independente em Pernambuco é  o contrário de tudo isso.

São longas entrevistas com artistas contemporâneos pernambucanos, acompanhadas de um CD com músicas dos entrevistados, compondo um importante registro histórico da cena musical alternativa do Estado. Lá estão o elogiado Siba e nomes desconhecidos no cenário nacional, como Caçapa, Marditu Soundz, Pajé Limpeza e Ex-Exus.

Para os realizadores da publicação, a revista "valoriza o apelo atemporal e menos emergente do veículo impresso, se preocupando em trabalhar os temas com mais profundidade apostando em uma leitura mais prolongada, rica em referências e que diminui a descartabilidade da informação tão em voga atualmente com os conteúdos para web".

Visualmente, utiliza a estética dos fanzines. Uma mistura de colagens, manuscritos e fotocópias apresentada de forma moderna e que representa esteticamente certo ativismo necessário para se produzir uma revista de forma independente (ainda mais quando dedicada exclusivamente à música alternativa de uma região).

Iniciativa dos recifenses Diego Albuquerque (do blog Hominis Canidae), Raul Luna e Rodrigo Édipo em parceria com a Nuvem Produções e a SBP Editora, a MI - Música Independente em Pernambuco pretende ter publicação bimestral com circulação nacional, sempre com 10 artistas pernambucanos em cada nova edição. A revista pode ser comprada pela internet, por R$ 20, e seu segundo número acaba de ser lançado.

Além das entrevistas, várias coletâneas virtuais estão sendo publicadas pela equipe do projeto no Soundcloud. A primeira delas você escuta abaixo.

Arquivos do blog