Pesquisar nos arquivos

22 de dezembro de 2011

Abrafin 2.0

Por Talles Lopes, presidente da Associação Brasileira de Festivais Independentes (Abrafin)


ABRAFIN termina 2011 rumo a se consolidar, não apenas como uma entidade representativa dos festivais independentes brasileiros, mas numa grande REDE de festivais descentralizados e distribuídos por todo o país. Após ser uma das protagonistas de uma grande transformação na música brasileira quando, em 2005, juntou alguns dos principais produtores de festivais independentes do Brasil para propor uma união que mudaria o panorama do punk “do it yourself” para o “do it together”, fundamentada nos princípios de compromisso com a localidade, continuidade e troca de tecnologia, a entidade partiu de 16 festivais fundadores para 44 em 2010.


Em seis anos, a ABRAFIN conectou produtores, artistas, técnicos e comunicadores com Poder Público e empresas privadas, mostrando todo o potencial destes eventos como catalisadores de um novo cenário da música. Neste tempo muita coisa aconteceu e a entidade finalizou 2010 elegendo uma nova diretoria, que além da continuidade do trabalho desenvolvido desde sua fundação, trouxe a leitura deste novo momento histórico da música e da cultura brasileira.



É hora da Rede das Redes! No contexto da cultura digital e da multiplicidade orgânica dos agentes da cultura brasileira, a Associação Brasileira de Festivais Independentes deve se entender como uma entidade que radicaliza a gestão horizontal e a democratização das plataformas onde a experiência e força de um, só cresce a partir da conectividade intensa com novos agentes, prontos para multiplicar e arregaçar as mangas pelo acesso livre e pleno a essa produção. Durante estes anos a gestão centralizada em uma diretoria funcionou e trouxe grandes ganhos para a Associação, entretanto dentro da lógica da rede, a entidade precisa ser descentralizada e ser de todos para todos e diversos modelos estarão em contínuo contato e troca.



Aí chega a ABRAFIN 2.0, pronta para ser a Rede Brasileira de Festivais Independentes. Mais do que um simples termo, a Rede vem extremar sua transparência e permeabilidade. Surge para 2012 um novo organograma, onde são criados os Circuitos Regionais e os Circuitos Estaduais de Festivais, prontos para receber uma demanda estimulada pela própria ação da entidade, que multiplicou o número de festivais existentes de uma forma quase incontrolável. Na visão da gestão e da maioria dos festivais filiados, qualquer ação de fechamento da entidade para novos festivais vai contra seus princípios porque, mais do que aberta para novos, ela estará cada vez mais atuante na multiplicação de festivais por todo País.



Em meio ao caos dessas transformações que o digital propõe, alguns conseguem entrar na velocidade desta grande fibra ótica de informação e conhecimento e se potencializar; mas alguns precisam parar para respirar e se reencontrar.

A clareza sobre seu trabalho e o lugar que cada um quer estar neste momento são fundamentais para que as decisões sejam tomadas e as redes constituídas. Sendo assim, após a saída de 13 festivais da entidade durante a sua reunião anual em 2011, a entidade recebeu pedido de filiação de 38 novos festivais em reunião pública no Paço das Artes da USP. Dos estilos mais diversos, das mais diferentes idades, e dos mais improváveis rincões do país, estes festivais representam o resultado de um trabalho que está só começando, e que tem um grande horizonte pela frente.



A ABRAFIN abre 2012 olhando para este horizonte, e buscando, através de eixos prioritários, encarar os desafios de fazer música no século XXI:



1) Descentralização dos processos de Gestão / Estruturação dos Circuitos Regionais de Festivais

Serão criados núcleos regionais de gestão, responsáveis pelo desenvolvimento e execução de todo o planejamento estratégico da entidade naquela região, com base no dialogo estabelecido com os demais núcleos regionais. O objetivo principal deste núcleo será a constituição e a qualificação de um circuito regional forte e potencializado pela capacidade de troca entre todos os festivais. Em 2012, serão realizados encontros regionais de festivais independentes para que possamos desenvolver esta plataforma dos Circuitos Regionais.

Os Circuitos Regionais serão os primeiros pontos de conexão entre os novos festivais e a entidade; a partir desta conexão, o festival passará a ter um acompanhamento qualificado até chegar a sua 3a. edição, quando passa a fazer parte definitivamente do Colegiado Nacional de Festivais. Numa sociedade em rede, não faz sentido a lógica do mercado, que pauta apenas a sobrevivência dos mais fortes. Se o principal objetivo da entidade é desenvolver o cenário de festivais independentes no Brasil, temos que pensar que hoje temos condições de identificar os novos empreendimentos com muita rapidez, e a partir daí, fazer um acompanhamento que garanta a qualificação daquele festival.



2) Capacitação e Qualificação do Mercado Musical

Está claro que avançamos bastante nos últimos anos, mas que muita coisa ainda precisa melhorar e,, para isso a ABRAFIN passa a ter um programa sistêmico de qualificação e capacitação do setor musical local, a partir dos festivais independentes.

De um lado, precisamos pensar na qualificação dos seminários e espaços de debate, e vamos criar um sistema de circulação de agentes culturais (artistas, produtores, gestores públicos, jornalistas e intelectuais) que, além de ser os responsáveis pela circulação de conhecimento pelos festivais, formarão um CONSELHO CONSULTIVO da entidade, avaliando os festivais visitados e apresentando propostas para a melhoria dos mesmos.

Além disso, um cardápio de oficinas e workshops será oferecido aos festivais, para atender demandas de formação técnica por todo o país, a partir de um programa de formação continuada pelos festivais.



3) Programa de Intercâmbio Cultural

América Latina - Em parceria com a ADIMI (Associação para o Desenvolvimento da Industria da Música na Ibero-América) vai desenvolver um projeto de circulação internacional de artistas latino americanos pelos festivais brasileiros. Este programa contará com a coordenação de Octavio Arbelaez (Colombia- ADIMI), Benjamin Taukmin (Brasil- ADIMI), Sylvie Duran (Costa Rica-ADIMI) Fabricio Nobre (Brasil-ABRAFIN) e Talles Lopes (Brasil-ABRAFIN). A idéia é selecionar artistas que tenham projetos musicais representativos da cultura do seu país, para a partir disso potencializarmos as trocas culturais com o Brasil.

Além disso, a partir desta parceria institucional, a ABRAFIN vai fazer em 2012 um mapeamento dos festivais latino americanos, em parceria com a ADIMI, buscando ampliar as redes e circuitos regionais na América Latina, e ampliar desta forma a circulação musical independente por todo o continente. A ADIMI conta hoje com representantes de 15 países latinos americanos, mais Portugal e Espanha.



Estes 3 pontos são os eixos prioritários da entidade para 2012, e a partir dele, daremos seqüência ao trabalho de articulação e organização dos festivais brasileiros. Temos uma agenda política em andamento, e que precisa ser atualizada sempre; temos as diversas interfaces institucionais e mercadológicas que precisam ser exploradas, mas mais do que isso, temos uma nova cultura de colaboração e articulação em rede a ser posicionada e apontada como presente, e não apenas um futuro desejável.



Este é nosso horizonte, um horizonte palpável e compartilhado, com todos os festivais relacionados a seguir, e que formam o calendário 2012 da ABRAFIN, a rede Brasileira de Festivais Independentes. Para quem quiser se juntar a este rede, ela está aberta, e basta acessar o formulário.



CALENDÁRIO ABRAFIN 2012


Janeiro
Circuito Sertão é Mais Rock (Região do Sertão/PB) -
http://cajarockfm.blogspot.com/2010/10/circuito-sertao-e-mais-rock-2011-acrs.html
Goyaz Festival (Goiânia/GO) - http://www.goyazfestival.com.br/
ABC do Som (São Caetano/SP) - http://tnb.art.br/oportunidades/festival-abc-do-som/

Fevereiro
Encontro da Nova Consciência (Campina Grande/PB) - http://novaconsciencia.multiply.com/

Março
Grito Rock (BR) - http://gritorock.com.br/

Abril
ABC pro HC (São Bernardo/SP) - www.abcprohc.com.br
Satolep Circus (Pelotas/RS) - www.satolepcircus.blogspot.com

Maio
Bananada (Goiânia/GO) - http://www.myspace.com/bananada
Martelada (Brasília/DF) - http://tnb.art.br/oportunidades/festival-martelada-2011/
Maionese (Maceió/AL) - www.popfuzz.com.br/headline/festival-maionese-2011/
GAIA (Araraquara/SP) - http://www.festivalgaia.com.br/
Rock Sertão (Nossa Senhora da Glória/SE)

Junho
Festival Fora do Eixo (Goiânia/BH/RJ/SP) - http://festivalforadoeixo.wordpress.com/
Festival Canja de Artes Integradas (Bauru/SP) - http://www.festivalcanja.com/

Julho
Festival Brejo (Piracanjuba/GO) - http://tnb.art.br/oportunidades/brejo-festival-2011/
Cajá Rock (Cajazeiras/PB)
Festival Caipiro Rock (Serrana/SP) - http://tnb.art.br/oportunidades/festival-caipiro-rock-2011/
Brejo (Piracanjuba/GO) - http://tnb.art.br/oportunidades/brejo-festival-2011/
Festival Gramophone (Sete Lagoas/MG) - http://festivalgramophone.blogspot.com/
Escambo (Sabará/MG) - http://escambo.forceps.com.br/
Forcaos (Fortaleza/CE) - http://www.dragaodomar.org.br/materias.php?pg=forcaos

Agosto
Paris em Conserto (Paraibuna/SP)
Festival Megafônica (Belém/PA) - http://tnb.art.br/oportunidades/festival-megafonica/
Alambique do Som (Barbacena/MG) - http://alambiquedosom.wordpress.com/
Encontro Novas Tendências (Uberaba/MG) - http://circuitomineiro.org/5%C2%BA-encontro-novas-tendencias-vem-ai/
Musical Mente Plural (Niterói/RJ) - http://musicalmenteplural.blogspot.com/
Feira da Música do Nordeste (Fortaleza/CE) - http://www.feiradamusica.com.br/
Pá na Pedra (Ribeirão das Neves/MG) - http://panapedra.wordpress.com/
Gaia (Araraquara/SP) - http://www.festivalgaia.com.br/

Setembro
CONTATO (São Carlos/SP) - http://www.contato.ufscar.br/
Vaca Amarela (Goiânia/GO)- http://festivalvacaamarela.com.br/
Transborda (Belo Horizonte/MG) - http://circuitomineiro.org/tag/festival-transborda/
Festival Balido (Ipatinga/MG) - http://circuitomineiro.org/tag/festival-balido/
Varadouro (Rio Branco/AC) - http://www.festivalvaradouro.art.br/
AR Festival (Itabirito/MG)
TomaRRock (Boa Vista/RR) - http://tnb.art.br/oportunidades/festival-tomarrock-2011/
Festival Até o Tucupi (Manaus/AM) - http://festivalateotucupi.blogspot.com/
Esquina Instrumental (Brasília/DF) - http://coletivoesquina.com/2010/09/07/1%C2%BA-festival-esquina-instrumental-confira-a-programacao/
Festival Goma (Uberlândia/MG) - http://festivalgoma.org/
Festival Sem Paredes (Juiz de Fora/MG) - http://festivalsemparedes.wordpress.com/
Marreco (Patos de Minas/MG) - http://circuitomineiro.org/tag/festival-marreco/

Outubro
Festival Suíça Bahiana (Vitória da Conquista/BA) - http://festivalsuicabahiana.blogspot.com/
UFSCTOCK (Florianópolis/SC) - http://ufsctock.com/muitamistura/
Morrostock (Sapiranga/RS) - http://morrostock.blogspot.com/
Festival Timbrada (São José do Rio Preto) -http://www.wix.com/timbrecoletivo/festivaltimbrada#!o-festival
Piqui Atômico (Catalão/GO) - http://piquiatomico.com.br/
Festival Bigbands (Salvador/BA) - http://festivalbigbands.blogspot.com/
Cardápio Underground (Bragança Paulista/SP) - http://tnb.art.br/oportunidades/8%C2%B0-ardapio-underground/
Festival Fagulha (Ribeirão Preto/SP) - http://coletivofuligem.com.br/
Festival Siriema (Catalão/GO) - https://sites.google.com/site/festivalsiriema/

Novembro
Se Rasgum (Bélem/PA) www.serasgum.com.br
DoSol (Natal/RN) - www.dosol.com.br
Ponto.CE (Fortaleza/CE) - http://pontoce.com.br/
MixMusic (São Paulo/SP) - http://www.mixmusic.com.br/
#VaiSuldeMinas (Poços de Caldas/MG) - http://www.correntecultural.com/vaisuldeminas/
Feira Noise Festival (Feira de Santana/BA) - http://feiranoisefestival.com.br/blog/
7ª Release Alternativo (Goiânia/GO) http://www.fabricacoletiva.com/fosforo-cultural/
Monsters of Roça (Paraibuna/SP) - http://www.monstersofrocaparaibuna.blogspot.com/
Macondo Circus (Santa Maria/RS) http://www.macondocircus.com/edicao/2011/
Manifestasol (Caxias do Sul/RS) - http://manifestasol.wordpress.com/
FUMU (Sorocaba/SP) - http://tnb.art.br/oportunidades/fumu-festival-ufscar-de-musica/
Festival Gemada (Barretos/SP) - https://gemagenerica.wordpress.com/eventos/
Moassa Rock Festival (Esteio/RS) - www.moassarock.blogspot.com
Festival Cardume de Artes Integradas (Santa Luzia/MG) - www.namarracoletivo.blogspot.com
Fogo no Cerrado (Campo Grande/MS) http://pt-br.facebook.com/fogonocerrado

Dezembro
Goiaba Rock Festival (Inhumas/GO) - http://www.tudoin.com.br/noticias/noticia.php?id=247
La Onda (Vespasiano/MG) - http://laondafestival.blogspot.com/
Mundo (João Pessoa/PB) - http://www.festivalmundo.com.br/
Aberto de Surf de Campina Grande (Campina Grande/PB) - http://abertodesurfdecampinagrande.wordpress.com/
Festival Quebramar (Macapá/AP) - http://festivalquebramar.com/
Dezembro Independente (Suzano/SP) - http://dezindie.com.br/

Arquivos do blog