Pesquisar nos arquivos

18 de julho de 2011

Minha oficina de ferramentas digitais, fabricação de pedais de efeitos e outras no festival Escambo

Entre os dias 19 e 22 de julho o Festival Escambo realiza uma série de oficinas na cidade histórica de Sabará, a 20 km de Belo Horizonte. Todas as oficinas são gratuitas e acontecem no período da tarde, abordando assuntos como fabricação de pedais de efeitos sonoros, iluminação, VJing e transmissão de vídeo e áudio através da internet. Para mim, as oficinas são especiais pois na quarta-feira, 20 de julho, sou o responsável pela oficina de ferramentas digitais de produção e compartilhamento de conteúdo. A oficina acontece entre 14h e 18h na Escola Municipal Padre Sebastião Tirino (no centro histórico da cidade, bem fácil de chegar). Pretendo apresentar cerca de 50 ferramentas (entre extensões, serviços online, aplicativos e softwares) e alguns conceitos que podem potencializar a atuação online dos participantes.

Para se inscrever basta preencher esse pequeno formulário.

OFICINAS

Fabricação de pedais  
Ministrada pelo guitarrista da banda Easy Riders, de Uberlândia, a oficina de fabricação de pedais é voltada para músicos que tenham interesse em colocar conhecimentos básicos de fabricação de pedais (Mini Fuzz) em prática em seu favor, ao compreenderem como não apenas criar, mas também modificar os timbres de outros pedais.
Data: 19 e 20/07
Horário:
19/07 - 14h às 16h
20/07 - 14h às 17h
Local: Escola Municipal Padre Sebastião TirinoO que levar: Ferro e sugador de solda, solda


Oficina Técnica de Iluminação no Interior
A oficina de iluminação, ministrada pela equipe do Núcleo Técnico de Artes Cênicas - NUTAC que tem como Coordenador Wladimir Medeiros, artista técnico e iluminador, técnico de luz e light designer, visa reciclar e dar treinamentos a pessoas que já atuam nessa área técnica e iniciar leigos profissionalmente. As aulas serão dadas por Geraldo Octaviano, diretor teatral, ator, professor do TU-UFMG/NUTAC e iluminador e Felipe Cosse, light designer, professor do NUTAC, iluminador, ex.técnico de luz do Galpão Cine Horto.
Data: 19 a 21/07
Horário:
19/07 - 9h às 12h e 13h às 18h
20/07 - 9h às 12h e 13h às 18h
21/07 - 9h às 12h
Pré-requisitos: Idade mínima de 16 anos
Local: Teatro Municipal de Sabará e Escola Padre Sebastião TirinoImportante: A primeira aula da oficina será ministrada na Escola Padre Sebastião Tirino.


Midialivrismo
Com o intuito de formar agentes de comunicação livre e multiplicar o pensamento de trabalho colaborativo e interdisciplinar nas áreas de comunicação, os integrantes do Centro Multimídia Fora do Eixo Minas ministrarão oficina focada em planejamento e execução de cobertura de eventos seja em texto, vídeo, foto e novas mídias, principalmente voltados para internet. A oficina busca passar conhecimento com uma linguagem simplificada e ferramentas acessíveis, além de discutir os conceitos envolvidos na forma de trabalho do Centro Multimídia, como o Cidadão Multimídia e Repórter Multimídia. A oficina também inclui a realização da cobertura colaborativa do Festival Escambo.
Data: 22/07
Horário:
Teoria - 9h às 12h
Prática - tarde e noite, durante o festival
Pré-requisitos: Não possui
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino

Ferramentas digitais e mídias sociais
A oficina, ministrada por Marcelo Santiago, editor do Meio Desligado, blog sobre música independente e cultura digital, propõe uma abordagem expositiva e participativa de ferramentas digitais de produção e compartilhamento de conteúdo na internet.

Data: 20/07
Horário: 14h às 18h
Pré-requisitos: não possui
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino


Software livre, transmissão e edição de áudio e vídeo em sl   
Ministrada por Carlos Gomes, integrante do coletivo Guerrilha Gig e um dos responsáveis pela gestão do servidor do Circuito Fora do Eixo, a oficina é dividida em 2 módulos: o primeiro, com duração de 2 horas, visa apresentar para o público com conhecimentos básicos de informática e/ou interesses no universo de software livre conceitos que se baseiam em ferramentas e ambientes de domínio publico pela internet. Já o segundo módulo, com duração de 4 horas, visa apresentar as ferramentas de edição e transmissão online de áudio e vídeo disponíveis em software livre e experimentar produzir conteúdo com estas. A oficina inclui a transmissão do festival pelos participantes do módulo II.
Horário:
21/07 - 14h às 16h
22/07 - 14h às 18h
Pré-requisitos: conhecimentos básicos de informática
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
Data: 21 e 22/07


VJ - Live cinema
       
Ministrada pelo coletivo PixxFluxx, a oficina de VJ/Live Cinema pretende ensinar conceitos básicos sobre a cultura livre/open source e a cultura do remix, com técnicas básicas sobre VJ (hardware e software), videoinstalação e arte interativa. Ao final da oficina os alunos poderão desenvolver seus próprios trabalhos e terão a oportunidade de participar das apresentações visuais que o coletivo PixxFluxx fará durante o festival escambo.
Data: 21 e 22/07
Horário:
21/07 - 14h às 18h
22/07 - 14h às 18h
Pré-requisitos: não possui
Local: Escola Municipal Padre Sebastião Tirino
O que levar: computador, pendrive com banco de loops de vídeos*
*Seguem alguns sites para downloads de vídeos com narrativas e estéticas diversas. É interessante que cada inscrito faça pesquisas de vídeos que mais se identifica, possibilitando uma diversidade maior nas experiências e apresentações durante o festival. OBS: Para usuários Mac, baixar .mov e usuários Windows baixar .avi.
Além dos loops prontos, os inscritos podem levar vídeos próprios, sendo necessário apenas recortar em pequenos trechos de 10 segundos a 1 minuto.
Sites de loops free.
http://www.archive.org/details/vj_loops - variados tipos de loops. Não precisa de login.
http://www.vjvault.com/ - site com loops diversos. É necessário fazer cadastro para login.

Arquivos do blog