Pesquisar nos arquivos

12 de abril de 2011

Uso do Twitter no Brasil: horários nobres

O serviço de monitoramento em mídias sociais Scup tem divulgado informações extremamente relevantes sobre o uso do Twitter no Brasil a partir do trabalho realizado pela empresa ao longo de 2010. Acompanhando as atividades no Twitter, o Scup chegou a dados que constroem parte do perfil do usuário brasileiro na rede social através dos horários de maior fluxo de informações na ferramenta, medido através do número de mensagens publicadas ao longo de cada dia e da semana.

No geral, percebe-se que os períodos entre 20h e 22h e 14h e 17h são os mais movimentados e com maior parcela de usuários ativos na rede, informação importante ao se planejar ações em redes sociais. Por outro lado, pautar-se pelos horários de maior atividade pode não significar maior visibilidade, uma vez que seu conteúdo terá maior competição ao ser publicado nesses períodos. Às vezes, publicar seu conteúdo em períodos de menor atividade no Twitter pode significar que ele terá menos informações competindo para se obter a atenção do usuário (ou "interagente", para se usar um termo acadêmico) e, consequentemente, atingir de forma efetiva parte do público.

O mais importante ao ter essas informações em mente é tentar analisar o perfil do seu público alvo e planejar ações de acordo com o mesmo.  Com o aumento no número de usuários e crescente popularização do Twitter no país é cada vez mais necessário pesquisar a ferramenta para obter bons resultados, criar um perfil para sua banda/festival/clube é muito mais do que simplesmente enviar a programação. Mesmo se pensarmos somente na área musical existem singularidades na divulgação de um festival, de uma banda independente ou de um edital de patrocínios, por exemplo, que devem ser levados em consideração e que podem gerar atividades e resultados distintos.


Fica também a dica do "Guia para iniciar monitoramento em mídias sociais" (novamente da Scup)  e o "Dicas de como usar o Twitter para divulgação de bandas" (do próprio Meio Desligado) para mais algumas informações básicas sobre monitoramento, métricas e utilização do Twitter.

Arquivos do blog