Pesquisar nos arquivos

20 de abril de 2011

Aplicativo da semana: Soundtracking, o Twitter da música

O que aconteceria se você mudasse o slogan original do Twitter de "o que você está fazendo agora?" para "o que você está ouvindo agora? Esse deve ter sido mais ou menos o questionamento que resultou na criação do Soundtracking, aplicativo para Iphone que tem como objetivo registrar e compartilhar a trilha sonora das vidas de seus usuários.

Disponibilizado gratuitamente e com exclusividade para dispositivos da Apple (como Iphone e Ipod Touch), o Sounftracking é fácil de usar, tem interface simples e boa usabilidade. Para contar quais músicas está ouvindo em um determinado momento o usuário tem 3 opções: importar os dados da última música ouvida no celular/Ipod; digitando o nome do artista e o título da música; ou, da forma mais impressionante e tecnologicamente avançada, deixando que o aplicativo "escute" a música tocada no ambiente e a identifique a partir de seu banco de dados. Esta é uma função que funciona incrivelmente bem com artistas estrangeiros (inclusive bandas alternativas nem tão famosas) mas dificilmente apresenta resultados corretos para bandas independentes brasileiras (testei com músicas do Cascavelletes, Nuda e Luísa Maita e ele só funcionou com a última).

Exemplo de música compartilhada no Soundtracking e sua exibição na web
Cada música compartilhada pode ser acompanhada de uma foto (do artista, de sua biblioteca ou feita na hora usando a câmera do aparelho), descrição (que não se restringe aos 140 caracteres do Twitter, ao qual o aplicativo pode ser integrado, assim como Facebook e Foursquare) e, mais interessante, georeferenciamento indicando onde aquela música foi ouvida. Esses dados permitem que, posteriormente, se saiba quais músicas foram escutadas em cada lugar à medida que a base de usuários do aplicativo aumentar (ainda não é possível pesquisar usuários por região, mas, aparentemente, o uso do Soundtracking no Brasil ainda é pequeno).

Além de fonte de entretenimento e de reforçar certo narcisismo característico das redes sociais virtuais, o Soundtracking parece ter grande potencial para acompanhamento de tendências e medição de audiências no mercado musical, também contribuindo na construção do perfil do público frequentador de um certo local a partir das músicas escutadas ali. Um concorrente do Soundtracking é o aplicativo MusicPlayce, também gratuito. Com pior design, o MusicPlayce se destaca por trabalhar melhor a faceta de rede social do serviço, com ferramentas como apresentação de usuários com gostos musicais semelhantes e distribuição de "selos de fidelidade" aos usuários de acordo com as atividades realizadas (ao marcar que ouviu um certo número de músicas do Black Keys, por exemplo, o usuário ganha um selo indicando que ele é um fã especial da banda; ao executar outra atividade você pode ganhar o selo de DJ e assim por diante, semelhante ao que acontece com os badges do Foursquare). Por enquanto o MusicPlayce está disponível apenas para Iphone.

Arquivos do blog