Primeiro, uma explicação: eu não poderia fazer uma lista de "CDs que serão lançados", já que alguns (ou muitos) dos trabalhos citados não terão suporte físico no momento de seus lançamentos, sendo disponibilizados na internet.
Aproveitando a lista que o Luciano publicou no El Cabong, filtro e atualizo os trabalhos de bandas independentes brasileiras que serão lançados em 2011 e que devem render algumas belas músicas. Lembrando que 2011 já tem dois interessantes lançamentos na cena independente (em breve com críticas publicadas no Meio Desligado): Baptista virou máquina, do Burro Morto, e Olidance, da Academia da Berlinda (ambos liberados para download pelas próprias bandas).
Em negrito estão os que considero os mais aguardados e explico brevemente o motivo.
Chega de papo, segue abaixo a lista.
- Cães do Cerrado (janeiro)
- L.A.B (fevereiro)
- Nuda (março) - A banda sai do clichê do que se espera das bandas de Recife e vem com seu primeiro álbum após um elogiado EP lançado há cerca de 3 anos. Em A Maré Nenhuma, título do CD, ainda virá uma cover de Chico Buarque: "Ode aos ratos".
- 4instrumental (junho) - é uma das principais novas bandas de MG e altamente elogiado pela maioria das pessoas que já os viu ao vivo. Em 2011 será uma das bandas que mais tocará em festivais independentes pelo Brasil
- Transmissor (1° semestre)
- Momo (1° semestre)
- Constantina (1° semestre)
- Canastra (1° semestre, produzido por Charles Gavin, mais sobre esse CD na entrevista que fiz com um dos caras da banda)
- Renegado (2° semestre) - Outra promessa da nova música brasileira que tem potencial para estourar e partir as rádios de todo o país. Ouvi algumas coisas, ainda em estágio de pré-produção, e são empolgantes.
- Marcelo Camelo - Já se passaram quase 3 anos desde sua estreia solo. Ele avisou que o novo CD tem mais pegada, mais rock que o primeiro. Já justifica o destaque na lista, não?
- Siba - Siba troca a rabeca pela guitarra nesse novo CD, produzido por Fernando Catatau, do Cidadão Instigado
- Macaco Bong - Depois de lançar um CD que é praticamente um manifesto de um importante movimento cultural contemporâneo, o que esperar na sequência?
- Mini Box Lunar (produzido pelo Miranda)
- Júlia Says
- Copacabana Club - Produzido por Dudu Marote, o álbum de estreia da banda irá definir se o hype em torno da banda fez algum sentido realmente.
- Fusile
- Dibigode
- Madame Saatan
- China
- Mundo Livre S/A
- Rebeca Matta
- Jair Naves
- Fóssil
- Elma
- Los Porongas
- Nevilton - Ao vivo é incrível, mas seus registros até o momento ainda deixam a desejar. Tem potencial para fazer parte do mainstream do rock nacional.
- Hell´s Kitchen Project
- Hellbenders
- Camarones Orquestra Guitarrística
- Vespas Mandarinas
- Wado
- Supercordas
- Romulo Fróes
- Otto
- B Negão e os Seletores de Frequência - Quando o B Negão lançou seu CD anterior o Napster ainda funcionava.
- Lirinha - Seu futuro é marcar seu nome na música popular brasileira ou só virar mais um mala tilelê? Seu primeiro CD solo pode dar algumas dicas sobre a resposta.
- Volver
- Gigante Animal
- Orquestra Contemporânea de Olinda (com participação de David Byrne, ex-vocalista do Talking Heads)
- CSS (ha!) - A banda é importante por muitos motivos, você gostando do som ou não. Donkey, seu último CD, é bom e pesado. A expectativa em torno dos rumos apresentados no novo CD são grandes.
Foto do Flickr do Pozewaugustin.