Pesquisar nos arquivos

21 de dezembro de 2010

Os melhores vídeoclipes sul-americanos de 2010?

Os parceiros do blog Sound and Colours, focado na música produzida na América do Sul, listaram seus vídeoclipes favoritos de 2010 e cinco artistas brasileiros (4 deles, independentes), figuram na lista: Garotas Suecas, Macaco Bong, Karina Buhr, Mombojó e Marcelo D2. Um dos pontos que mais me chamou atenção foi o fato do clipe do D2, único artista em uma gravadora major da lista, ser o menos inspirado entre os brasileiros - o que leva mais uma vez à colocação de que o que há de mais interessante na música brasileira na atualidade realmente está na cena independente.

O grupo paulista Garotas Suecas vem obtendo cada vez mais destaque no exterior e seu novo trabalho, o CD Escaldante Banda, tem obtido boas críticas no Brasil e no exterior. No descontraído vídeo de "Bugalu" o que mais se destaca é a forma como aliam alterações na velocidade da imagem ao mesmo tempo em que mantêm a sincronia entre os lábios dos vocalistas e o áudio.


Banda-ícone do movimento ocorrido na cena musical independente brasileira nos últimos anos, capitaneado pelo Circuito Fora do Eixo, a cuiabana Macaco Bong foi até Belém (PA) para fazer um segundo vídeo para a destruidora "Shift", abrindo espaço para a banda em canais como a MTV e Play TV. Valeu a pena a viagem.


A hypada Karina Buhr (PE), atualmente mais próxima dos "novos paulistas" do que da cena pernambucana, apresenta uma ideia simples porém bem executada no vídeo de "Nassiria e Najaf", presente em seu elogiado álbum de estreia, Menti pra você.


Já escrevi muito sobre o Mombojó (PE) por aqui, inclusive sobre esse simpático vídeo de "Papapa".


O que dizer sobre o Marcelo D2? Não tenho acompanhado sua carreira mas, a julgar por essa "Meu tambor", não parece estar em um momento inspirado. De certa forma me surpreendeu (a música) e pelo simples fato de não ser exatamente aquilo que se espera de um artista já pode ser considerado um ponto positivo por não se acomodar e não temer o risco de mudar.

 

Aproveito para divulgar também os vídeos de bandas de outros países do continente e que entraram na lista, sendo que o meu favorito é o primeiro abaixo, da dupla Los Massieras (que teoricamente não deveria constar na lista, uma vez que aparentemente têm origens na República Dominicana e formaram o projeto na Europa), uma deliciosa mistura de Daft Punk e Justice com um visual inspirado no cinema retrô de ficção científica. Destaque também para o pop da chilena Javiera Mena, que em "Sufrir" conta com a participação do sueco Jens Lekman (que recentemente excursionou pelo Brasil).

Los Massieras - "Boogity Boogity Boogity"

Javiera Mena feat. Jens Lekman -- Sufrir
Aterciopelados - "Bandera"

Superlitio - "Te Lastimé"

Axel Krygier - "Pesebre"

Major Lazer feat. Mr Lexx & Santigold - "Hold the Line (Frikstailers Remix)"

Denver - "Lo Que Quieras"


Gepe - "Por la Ventana"

Arquivos do blog