Pesquisar nos arquivos

22 de dezembro de 2010

"Grosso Calibre", funk e violência no Complexo do Alemão

Segundo colocado no concurso Shooting Poverty, que abordou a relação entre o uso de armas e pobreza em diversas regiões do planeta, o documentário Grosso Calibre mostra o Complexo do Alemão (destacado nos noticiários nacionais devido aos conflitos entre traficantes e a Polícia do Rio de Janeiro) do ponto de vista do MC Smith, recentemente preso por apologia ao tráfico.

Além de ressaltar o potencial do funk como forma de protesto e representação de determinados grupos, o vídeo se destaca pela forma como apresenta a presença da violência no cotidiano da comunidade e ao explorar o paradoxo dos "proibidões", posicionados entre uma legítima forma de manifestação cultural e a  apologia ao tráfico e ao crime.


A direção é dos brasileiros Guilherme Arruda, Ludmila Curi, Thiago Vieira. Os outros dois primeiros colocados na seleção do Shooting Poverty (que foi realizado pela associação internacional Oxfam) também podem ser vistos na internet: Explosão a preço de banana (1° lugar) e O dia 6 de abril (3° lugar).

Arquivos do blog