Pesquisar nos arquivos

24 de dezembro de 2010

CineEsquemaNovo recebe inscrições até 17 de janeiro

O CineEsquemaNovo é um festival de cinema que acontece anualmente em Porto Alegre e que sempre faz recortes interessantes da produção audiovisual brasileira. Para sua edição de 2011, que acontecerá entre os dias 23 e 30 de abril, o festival recebe inscrições de filmes em diferentes formatos e gêneros até o dia 17 de janeiro. Dá pra saber que o pessoal tem bom gosto só de ver a vídeo-chamada de inscrições:


Pra não haver dúvidas, segue o texto explicativo sobre as inscrições e o CineEsquemaNovo 2011:

"O CineEsquemaNovo 2011 - Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN 2011) terá a sua sétima edição entre os dias 23 e 30 de abril mantendo a proposta, estabelecida desde sua primeira edição, em 2003, de estimular o exercício da autoria e da pesquisa de linguagem na produção audiovisual independente contemporânea.

Nesta edição, há a novidade da premiação em dinheiro aos vencedores.

O CEN tem como principal meta para 2011 abrir ainda mais o cruzamento entre cinema e artes visuais na sala de projeção - um objetivo que vem sendo perseguido pelo encontro desde sempre e que, no próximo ano, receberá atenção especial inclusive em suas programações paralelas.

Como em todas as edições anteriores do festival, o CEN 2011 valoriza diferentes gêneros de filmes e técnicas de realização, sem distinção de formatos de captação ou finalização. Assim, são bem-vindas desde produções realizadas em mídias "domésticas" (celulares, câmeras fotográficas, video digital, por que não o VHS...) até as consagradas películas (Super-8, 16mm, 35mm). Para o CEN, elas são caminhos estéticos e exemplos de diversidade criativa na tela, e não limitadores impostos por questões externas à ideia e a sua produção.

O que importa são obras que estimulem a reflexão e a pesquisa de linguagens, dialogando com os princípios do festival: a surpresa, a experimentação, a criatividade e a inovação. Esta proposta, ao lado do convite à inscrição de trabalhos para seleção, é ressaltada este ano pelo vídeo realizado pelos artistas visuais Cristiano Lenhardt e Luiz Roque, já disponível no site do festival e nas redes sociais. Veja o video aqui ou aqui.

Podem ser inscritos até o dia 17 de janeiro de 2011 filmes de curta, média e longa-metragem produzidos em todos os gêneros e formatos, finalizados a partir de janeiro de 2009 e que não tenham participado das edições anteriores do CEN. Podem participar produções realizadas no Brasil por brasileiros ou estrangeiros, ou ainda no exterior por brasileiros.

Além da seleção para as mostras competitivas do festival, os filmes vão concorrer a prêmios em dinheiro, iniciativa inédita na história do CineEsquemaNovo. Os cinco convidados que vão compor o júri oficial escolherão o Melhor longa-metragem (prêmio de R$ 12.000,00, doze mil reais), Melhor curta ou média-metragem (R$ 5.000,00, cinco mil reais), além de outros filmes de curta, média e longa-metragem que receberão prêmios especiais. Também serão premiados os melhores filmes eleitos pelo público do CEN e pelos alunos da Oficina de Crítica que será realizada durante o encontro"

Arquivos do blog