Pesquisar nos arquivos

8 de outubro de 2010

Mistureba #11: Twitter no Brasil, aplicativos de música, lei Rouanet, Falha de S. Paulo e Fórum da Cultura Digital

"Concentração de recursos da Lei Rouanet no eixo Rio-São Paulo pode chegar ao fim, se forem aprovadas as propostas do Procultura. Debatido desde 2003, projeto já está no Congresso" Jornal Estado de Minas

"'Atualmente, 25% dos usuários estão nos EUA. O resto se divide entre Europa, Ásia e América Latina', declarou a representante do Twitter, que alcançou 420% de crescimento nos últimos seis meses. Além da abertura de um escritório no Brasil, a versão em português do serviço está perto de sair.
O Brasil, além de gerar 16% de todo os tweets do mundo (cerca de 60 milhões por dia), gera também trabalho para os engenheiros da empresa. Os profissionais precisaram remodelar os algoritmos dos Trending Topics para evitar que temas triviais ofuscassem eventos relevantes como os problemas políticos do Equador." Raquel Camargo

"Em 30 de setembro, o jornal (Folha de S. Paulo) conseguiu uma liminar que obrigava os irmãos Lino e Mario Bocchini a tirar do ar o conteúdo da Falha de S. Paulo, um site de humor que tirava um barato do indisfarçável viés pró-tucano que aterrissou com mais força do que nunca na Barão de Limeira dos últimos tempos. Os dois foram obrigados a remover do ar todo o conteúdo do site, sob pena de pagar multa diária de R$ 1.000. Segundo Lino, a empresa nem chegou a enviar uma notificação extrajudicial ou um pedido por e-mail: já foi logo apelando para o processo. Assim, a seco, sem KY nem piedade." Boteco Sujo

"A liminar concedida à Folha da Manhã faz referência ao uso indevido da marca da empresa. Para o idealizador do site, o grupo fez uso de uma "brecha, uma desculpa legal para praticar censura". "É muito grave, porque o direito à liberdade de expressão teria que se sobrepor a isso. Não sou uma empresa, não sou filiado a partido político. A gente não ganhou um centavo com esse site. Ele foi criado única e exclusivamente para criticar o jornalismo praticado pela Folha de S.Paulo, crítica contundente até e, pelo jeito, funcionou", disse." Portal Imprensa

Fórum da Cultura Digital
Chamada pública para apresentação de atividades no Fórum da Cultura Digital Brasileira
"A 2ª edição do Fórum da Cultura Digital Brasileira, a ser realizada entre os dias 14 e 17 de novembro de 2010 na Cinemateca de São Paulo, pretende congregar, conforme ocorreu em 2009, as iniciativas de cultura e comunicação existentes no país que estão conectadas pela rede social CulturaDigital.Br.
Este ano, a proposta é dar visibilidade aos processos emergentes na rede, às diferentes comunidades de práticas e interesses que se organizaram ao longo do ano, levantando questões e propondo formulações para subsidiar as políticas públicas para a era digital, desenvolvidas com pioneirismo pelo Ministério da Cultura do Brasil desde 2003.
O Fórum também pretende, como no ano passado, abrir espaço para expressões artísticas emergentes do mundo das redes, antecipando tendências e apresentando a diversidade cultural brasileira para o público participante.
Para tanto, a programação está aberta a propostas autogestionadas na qual qualquer indivíduo, grupo, coletivo, instituição nacional ou internacional poderá submeter uma proposta de participação para as seguintes áreas:
* O Fórum da Cultura Digital não prevê nenhum tipo de apoio financeiro à realização, quando autogestionadas, das Oficinas, Experiências e Redes."


"A Billboard divulgou os vencedores do 1º Music App Awards, concurso de aplicativos de música promovido pela publicação. São eles:
MorphWiz – melhor aplicativo para criação de música
(transforma o iPad em um instrumento musical)
MOG Mobile – melhor aplicativo de streaming de música
(relacionado ao site de compartilhamento de música MOG)
Live Pish – melhor aplicativo de show
(permite acompanhar apresentações direto do celular)
I Am T-Pain – melhor aplicativo de artista
(você pode enviar mensagens de voz com o efeito auto-tune, utilizado pelo rapper T-Pain).
SoundHound – aplicativo mais “envolvente” de música
(permite descobrir qual música está tocando num ambiente. Bem útil)
Gibson Learn & Master Guitar - melhor aplicativo de marca musical
(afinador, metrônomo, dicionário de cifras e lições de guitarra no celular)" Tiago Dória

Arquivos do blog