Pesquisar nos arquivos

5 de janeiro de 2010

Toque no Brasil: alternativa inovadora para a circulação de bandas

A cena musical brasileira vive um promissor momento em 2010 e o lançamento do projeto Toque no Brasil é uma das provas. Lançado hoje, dia 5 de janeiro, o Toque no Brasil é uma plataforma colaborativa que aproximará bandas e produtores de eventos musicais de forma gratuita através da internet.

O projeto é importante por mediar a troca de informações entre os principais agentes da cena (músicos e produtores), viabilizando a circulação de um maior número de artistas pelo país de forma mais organizada e em busca de sustentabilidade financeira, uma vez que reduz custos em ambos os lados e potencializa resultados (já que os eventos/festivais terão oportunidade de selecionar uma maior gama de artistas das mais diversas cidades e regiões).

Resultado do trabalho coletivo do Circuito Fora do Eixo, Abrafin, Casas Associadas e BMA, o Toque no Brasil é mais uma ação concreta resultante da movimentação ocorrida, principalmente, na segunda metade da década passada na música independente nacional e que tem como base a internet, permitindo a comunicação e troca de conteúdo entre os envolvidos no meio cultural.


O funcionamento é relativamente simples: por um lado, os produtores de festivais/shows divulgam informações sobre o evento que irá realizar (como data, local, estrutura disponível para as bandas - exemplo na imagem ao lado) e disponibilizam vagas neste evento para bandas que se inscreverem pelo site do Toque no Brasil; do outro lado, qualquer banda pode se cadastrar no site, apresentando músicas, fotos, release e demais informações de produção (necessidades técnicas, número de integrantes, etc) e informar em quais dos eventos cadastrados no projeto está interessada em se apresentar.

Já em sua estreia o Toque no Brasil disponibiliza cerca de 500 vagas para bandas no Grito Rock América do Sul 2010, festival que acontece em mais de 50 cidades sulamericanas nos meses de Janeiro e Fevereiro. As inscrições para o Grito Rock podem ser realizadas entre 5 e 15 de Janeiro, exclusivamente pelo TNB.




A primeira versão do site, que estreia hoje, é baseada no georreferenciamento  (ou geotagging) dos realizadores do Grito Rock e está somente em português, tendo previsão de lançamento de sua versão trilíngue (adicionados o inglês e espanhol) para Maio deste ano.

Para mais informações, acesse o site e/ou leia o release oficial de lançamento do Toque no Brasil.

Arquivos do blog