Pesquisar nos arquivos

3 de fevereiro de 2009

Ludovic acabou e esqueceram de me avisar

Em uma grande ironia, o início de janeiro marcou o término de uma da mais intensas bandas que este país já teve: Ludovic. Lembro de dois shows históricos da banda em BH (e outros vários casos relatados e registrados em blogs, fotologs e vídeos pelo YouTube), um deles com o vocalista Jair discutindo com o público no 53 HC e outro no Matriz, durante uma tarde, no qual a banda provocou uma das respostas de público mais incríveis que já presenciei.

Não é um som facilmente assimilável e que muitas pessoas somente passavam a gostar após vivenciarem (sim, vivenciar) a "experiência Ludovic" num show. Quem perdeu terá que se contentar em ouvir canções como "Vane, Vane, Vane", "CVV" e "Boas sementes, bons frutos" (que a partir de agora terá um gosto ainda mais especial quando eu tocá-la por aí), boas introduções à obra do Ludovic. E, é claro, o álbum de estréia da banda, Servil (de 2004), continua essencial em termos de rock alternativo brasileiro.

"Boas sementes, bons frutos"





No dia 6 de janeiro, primeira terça-feira de 2009, Jair Naves, agora o ex-vocalista do Ludovic, publicou a mensagem sobre o fim da banda:
"Pois é, o Ludovic. Oito anos, dois discos lançados e uma série de pequenas vitórias que ainda parecem improváveis demais para terem acontecido de verdade. Resumidamente, foi mais ou menos essa a nossa trajetória. Entretanto, depois de uma longa pausa e de muito questionamento a respeito do nosso futuro, chegou a hora de esclarecer que não há planos para novas apresentações, gravações ou qualquer outra atividade envolvendo essa banda.

Em nome de todos os músicos que passaram pelo grupo, agradeço de coração pelo comovente apoio que tivemos ao longo desses anos. Não só daqueles que trabalharam direta ou indiretamente conosco, mas especialmente das pessoas que enxergaram a si mesmas nas nossas músicas e que nos acompanharam de forma leal e dedicada. Sem nenhuma intenção de esbarrar no sentimentalismo, não posso deixar de dizer que toda a exaustiva luta pela qual passamos só valeu a pena por causa de vocês.

Muito obrigado, muito obrigado mesmo."

Foto do Ludovic por Patríci Caggegi.

Arquivos do blog