Pesquisar nos arquivos

5 de abril de 2008

Portal Fora do Eixo é lançado com festas pelo país

Estréia hoje o site do Circuito Fora do Eixo, que reunirá informações sobre a cena musical independente brasileira. Baseado em conteúdo colaborativo, o site também terá uma equipe fixa responsável por produzir conteúdo inédito diariamente. A idéia é que blogs, vídeos e podcastas também tenham destaque, buscando explorar as possibilidades da internet e divulgar o trabalho das bandas de forma mais completa.


O Fora do Eixo é uma rede nacional de produtores, músicos, profissionais de comunicação e demais pessoas envolvidas com a música independente brasileira, atuante desde 2005, e cujo surgimento pode ser entendido como uma resposta à hegemonia mercadológica/midiática exercida pelo eixo Rio-São Paulo durante anos.

Os responsáveis por alguns dos melhores festivais independentes do país, como o Espaço Cubo, Monstro Discos e coletivo Goma (respectivamente, dos festivais Calango, Goiânia Noise e Jambolada) estão juntos na iniciativa. Ter novo conteúdo publicado todos os dias, com qualidade, é um dos maiores desafios, conforme revela o editor do portal, Leo Santiago (sim, ele, que também escreve aqui no Meio Desligado).

Outro ponto interessante é que o núcleo de profissionais comprometidos com as atualizações diárias do portal será remunerado dentro do sistema de créditos criado pelo Espaço Cubo, ou seja, em Cubo Cards. Trata-se de um sistema de crédito originado em Cuiabá há cerca de 4 anos, como alternativa de mediação de relações mercadológicas, e que se expandiu pelo país, possibilitando a troca organizada de serviços entre profissionais de diferentes áreas e regiões.

Festas marcam lançamento
Para celebrar a estréia do site, mais de 10 festas acontecerão em diferentes estados brasileiros entre os dias 5 e 15 de abril. Os eventos são organizados pelos coletivos que integram o Circuito Fora do Eixo e variam desde debates e seminários a shows com várias bandas. Cuiabá (MT), Brasília (DF), Goiânia (GO), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO) são algumas das cidades que realizarão atividades.

Em Sabará, única cidade mineira cujas ações de lançamento estão confirmadas, acontece o 1º Fomentando a Cena, criado para ser um espaço onde músicos, produtores e comunicadores independentes poderão se reunir e estabelecer novos contatos, dando continuidade à Festa.Reunião promovida no mês passado.

O responsável pela iniciativa é o coletivo Fórceps, que logo em seguida também lança o CineBrasa, um cineclube focado na produção audiovisual independente, mas que pretende abrir espaço para curtas e longa-metragens produzidos com orçamento maiores, contanto que tenham relação com o trabalho realizado pelo coletivo.

Mais informações:
www.foradoeixo.org.br
www.forceps.com.br

Arquivos do blog