Pesquisar nos arquivos

8 de março de 2008

Natura e Oi divulgam projetos a serem patrocinados em 2008

(Com um certo atraso, mas aí vai)

A lista de projetos patrocinados pela empresa de telefonia Oi em 2008 inclui os festivais Eletronika, DoSol e Indie Rock, enquanto a Natura, em seu edital para Minas Gerais, irá patrocinar os festivais Stereoteca (cujo projeto foi escrito por mim, assim como o do rapper Renegado, que também foi selecionado), Jambolada e o FAD - Festival de Arte Digital.

A linha de patrocínio da Oi é voltada para a área de tecnologia e há predominância de projetos do audiovisual (tendência entre as empresas de telefonia?), enquanto o edital de música da Natura buscou selecionar projetos que envolvem a produção coletiva e a diversidade cultural brasileira.

Confira abaixo a lista completa dos projetos beneficiados com o patrocínio da Natura. Os projetos com os quais tenho alguma ligação estão em negrito e alguns possuem comentários.

Stereoteca – diversidade musical em Belo Horizonte
Terceira edição do festival que leva música para o teatro da Biblioteca Luiz de Bessa, projetada por Oscar Niemeyer. O festival se estende por vários meses do ano, com shows toda quarta-feira e apresenta apenas artistas mineiros, de diferentes estilos, com certo destaque para os ritmos regionais e MPB. Em 2008, o festival apresentará exclusivamente shows de lançamento de CD's, indo do indie rock às cantigas de roda e à bossa eletrônica pop. Como sei disso tudo? Além de ter escrito o projeto para o edital da Natura, também trabalho na produção do Stereoteca (eis o jabá).
Uakti – formação musical e reciclagem de multiplicadores
Sabia que o grupo Uakti é também o responsável pela trilha sonora de Blindness (ou Cegueira, como o filme deverá ser lançado no Brasil), adaptação do livro Ensaio sobre a Cegueira, de José Saramago, dirigido por Fernando Meirelles?
Sabará Musical – música instrumental no Teatro Municipal de Sabará
Minha cidade natal e onde atualmente vou apenas para dormir enquanto não arrumo um novo lugar bom, bem localizado e barato (hahaha) em BH.
Luthier – formação de jovens na arte de construir instrumentos
BH Choro – música popular em praça pública

Música no Museu – música no Museu de Arte da Pampulha

Marku – show de Marku Ribas pelo interior de Minas
Manutenção da Companhia Burlantins – turnê de espetáculo musical infanto-juvenil

2º FAD – Festival de Arte Digital
Do Oiapoque a Nova York – shows do rapper Renegado
Também escrevi esse. O pessoal da Natura esqueceu de escrever que não são apenas os shows que acontecerão, mas também uma série de oficinas pelo interior de Minas Gerais, nas quais o Renegado (que mistura hip hop com bossa e MPB) irá ensinar ao público jovem como utilizar celulares, tocadores de mp3 e internet para produzir conteúdo artístico.
Jambolada – música independente em Uberlândia
IV Festival Internacional do Violão – tradicional encontro de violonistas renomados

Rosas para João – música inspirada em Guimarães Rosa

A lista da Oi é enorme, já que inclui projetos de todo o Brasil (apesar da maioria ser do Rio de Janeiro), então selecionei apenas alguns. A lista completa está no site do Instituto Oi Futuro.

Indie 2008 - Mostra de Cinema Mundial | Minas Gerais | Cinema
O Indie é uma mostra de cinema nacional e internacional realizado em Belo Horizonte, focado, principalmente, na exibição de longas e médias-metragens. Sua meta principal é formar um público espectador para o cinema autoral e independente*.
Feliz Natal | Rio de Janeiro | Cinema
Primeiro longa dirigido pelo ator Selton Mello (assista isso!) Feliz Natal é um filme urbano, contemporâneo e pautado nas relações humanas, em que as grandes reviravoltas estão não em fatos externos, mas no interior das próprias personagens*.
O Fim e os Meios | Rio de Janeiro | Cinema
Novo projeto de longa-metragem de Murilo Salles. Nele, o diretor retoma o caminho do thriller psicológico. O filme acompanha a vertiginosa aventura de Paulo Martins, que, prisioneiro de sua fuga e por causa dela, acaba tendo que reavaliar sua vida e as coisas que o cercam*.
Música para Todos | Piauí | Música
Projeto de Arte-Educação que atende crianças e jovens oferecendo gratuitamente cursos nas modalidades de: Piano, Teclado, Percussão, Violão, Contra-baixo, Flauta-Doce e Canto*.

* resumos disponíveis no próprio site do Oi Futuro.

Arquivos do blog