Pesquisar nos arquivos

25 de agosto de 2007

independência 2.0: Mugg

No ar há apenas um mês, o Mugg é uma das mais gratas novidades da web nacional nos últimos tempos. Inspirado no Digg, o Mugg é um agregador de notícias sobre música, criando assim um canal de informações no qual os próprios usuários definem o conteúdo.

Funciona assim: você encontra uma notícia interessante sobre música em qualquer site e, se quiser, a envia para o Mugg, clicando em um link específíco fornecido pelo serviço (e que você pode salvar nos seus favoritos, para facilitar) ou vai até o site e posta o link da notícia. Depois, é só escrever uma chamada para o texto com suas próprias palavras, por causa dos direitos autorais, e pronto. A partir daí sua notícia tem uma semana para receber no mínimo quatro votos e ser publicada no site.

Mugg - O seu setlist de notícias

Caso você tenha interesse em publicar um texto de sua própria autoria, também há espaço para isso. Como os próprios criadores do Mugg escreveram no site, essa é uma ferramenta que pode ser utilizada para "falar sobre sua banda, colocar links para vídeos e downloads, fazer resenhas de shows a que foi, Cds que ouviu", etc.

Quando se tem pouco tempo para navegar e interesse nas novidades do mundo da música, o Mugg é uma boa pedida (viciante, diga-se). É, principalmente, uma maneira de se manter atualizado em pouco tempo.

Mas a melhor parte é que os usuários têm um incrível bom gosto para a música e a maioria das notícias dizem respeito a nomes do rock ou da eletrônica. Agora, por exemplo, enquanto escrevo este texto, as matérias de destaque na capa incluem uma sobre o The Jesus and Mary Chain, que anunciou novo álbum depois de quase 10 anos, e uma sobre a oferta de quase U$75 milhões para uma turnê de retorno do The Smiths, 20 anos após seu fim (oferta recusada).

Para agilizar ainda mais o acesso à informação, estão disponíveis feeds para as notícias publicadas e também para as que estão na fila de votação. Além disso, um widget, como este que você vê abaixo, também pode ser colocado em blogs e sites, mostrando as notícias mais recentes.




Outros textos da série:
Virb // 8P // imeem // Jamendo // iJigg

Arquivos do blog