Pesquisar nos arquivos

1 de junho de 2007

independência 2.0: imeem

{ Esta é uma série de textos sobre sites e serviços da chamada web 2.0 que podem ajudar bandas independentes a divulgar seus trabalhos, também sendo úteis aos fãs destas mesmas bandas e a todos os interessados em música, no geral }

Uma comunidade virtual baseada em listas de favoritos. É mais ou menos assim que o imeem se define. O slogan do site/serviço deixa claro: "what's on your playlist".


Seus usuários podem postar músicas, vídeos, fotos e textos, que podem ser reunidos por qualquer outra pessoa em sua respectiva playlist. Por exemplo, eu rodei pelo site e gostei muito de seis vídeos, dez músicas e duas fotos, todas de artistas diferentes. Eu então posso juntar tudo isso em listas, ou seja, playlists separadas por gênero, e publicá-las em meu blog, no perfil do MySpace, etc.

O visual do site é bonito e a utilização de tags facilita a experiência. Uma seção apenas para mashups é outro ponto positivo do imeem.


Apesar de todo seu potencial, o site ainda é muito pouco utilizado por bandas brasileiras. Em uma rápida busca no site pela tag "brazil", foram encontradas músicas de artistas como Tati Quebra-Barraco, Cansei de Ser Sexy, Sérgio Mendes, Os Mutantes e Guillemots (esta, uma banda ing
lesa, com um integrante brasileiro e que faz referências ao país em algumas de suas letras), todas publicadas por fãs.
Já no exterior, diversos grupos já usam o site como forma de se aproximar do público e permitir que seu trabalho seja divulgado mais facilmente na esfera eletrônica. O Strokes é exemplo disso.
A possibilidade de se reunir todas essas mídias (vídeo, fotografia, áudio, texto) em um único lugar e ainda permitir que as pessoas possam escolher o que querem "espalhar" pela rede é u
ma ótima idéia.



Entre os rivais do MySpace, o imeem é sem dúvida um dos mais interessantes e promissores (apesar da facilidade de qualquer pessoa publicar faixas protegidas por copyright poder ser um problema para seus responsáveis futuramente). A disputa entre as comunidades virtuais vem chegando a tal ponto que o MySpace chegou a bloquear os códigos dos players do imeem e casos de censura até da palavra "imeem" são relatados na internet, mas é difícil confirmar a veracidade deste fato.

Outros textos da série:
Jamendo // iJigg


Exemplo de um profile tosco no site.

Arquivos do blog