Pesquisar nos arquivos

12 de janeiro de 2007

indie BR

Cansei de Ser Sexy, por Marcelo Santiago46 membros. 360 fotos. Quase 9 meses no ar. Esta é a indie BR, comunidade criada dentro Flickr, site muito bacana que adotou a idéia de funcionar como uma mistura de arquivo de imagens (álbuns virtuais) e comunidade virtual, dando aos usuários a possibilidade de criar grupos para as fotos, comentar e conhecer novos fotógrafos, amadores e profissionais, de todo o mundo. Além disso, o Flickr reúne diversas novidades do mundo virtual, incluindo uma ferramenta de mapas que permite ao usuário indicar o local exato no qual a fotografia foi feita.

Mombojó, por Adriano Moralis
O Flickr também é famoso por ter sido um dos principais responsáveis pela popularização do uso do sistema de tags (palavras-chave), que facilita em muito a procura na internet. Veja, por exemplo o que acontece ao se procurar pela tag indie, freak ou mombojó.

A proposta da comunidade criada em abril de 2006 casa totalmente com a idéia do Meio Desligado. Assim como este site, a indie BR está vinculada exclusivamente à cena da música alternativa brasileira. Porém, ao invés de funcionar como um guia do universo alternativo musical do Brasil, com matérias e entrevistas com as bandas, dicas de sites, resenhas de discos, etc, a comunidade se incumbe de retratar visualmente detalhes desta cena. Além, é claro, de abrir espaço para a discussão sobre melhores shows, bandas favoritas, links e outros assuntos referentes ao cenário alternativo brasileiro.

Nação Zumbi, por Marcelo SantiagoÉ como se ela, apesar de criada antes, completasse as matérias do Meio Desligado. Um exemplo disso é o show da banda mineira recém regressa ao Brasil, Udora, realizado em dezembro no Lapa Multishow aqui em Belo Horizonte. Você leu a matéria do Marcelo sobre o show, assistiu a um vídeo, escutou as músicas e viu algumas fotos. Porém, todas as fotos tiradas no show estão na indie BR.

Relespública, por Douglas Fróis
A comunidade reúne fotos de shows que acontecem por todo Brasil, ensaios das bandas, entre outras ocasiões. Todas postadas e tiradas pelos seus integrantes. Belo Horizonte é a cidade campeã de fotos. Com um total de 106 imagens que trazem detalhes das apresentações de bandas como Mombojó em suas duas apresentações na capital mineira ano passado: Conexão Telemig Celular e no teatro Usiminas na Biblioteca Pública; Los Hermanos, Cansei de ser Sexy, U.D.R e muitas outras.

Cordel do Fogo Encantado, por dmitryqgSe você se interessou pela indie BR e deseja conhecê-la, basta visitar a página. Porém, para ver o arquivo completo, participar da comunidade e colaborar com fotos, você deve fazer parte do Flickr. Para isto basta criar uma conta gratuita no Yahoo. Se você já tem um email do Yahoo, é só entrar no site, fazer o login (da mesma forma feita com seu email), criar seu perfil e começar a postar suas fotos. Cada usuário gratuito pode colocar até 2 MB de fotos por mês e criar 3 pastas para organizá-las. O número de grupos que você pode criar e participar é ilimitado.

A foto em destaque, centralizada, é do Daniel Peixoto, vocalista da Montage, e foi tirada pelo Marcelo Santiago na inauguração da Mary in Hell, em Belo Horizonte, no mês de maio de 2006. Ela e mais 359 você pode conferir na indie BR.

Montage, por Marcelo Santiago

Ps.: o Flickr também possibilita que suas fotos sejam licenciadas através do Creative Commons, podendo registrar todas as suas fotos sob a mesma licença ou personalizando uma licença para cada foto. Isso é que é site bom!

Arquivos do blog