Pesquisar nos arquivos

18 de outubro de 2015

O início dos "lyric videos"?

Você já deve ter encontrado algum lyric video por aí: são aqueles vídeos geralmente compostos somente pela letra de uma música (às vezes com alguns elementos adicionais). Eles (em geral) são muito mais baratos do que um vídeoclipe tradicional e costumam ser feitos na época do lançamento de uma música. Também têm à favor o fato de apresentar a letra da música em questão ao público como forma de facilitar sua memorização. É quase uma evolução da lógica do karaokê aplicada ao marketing digital.

Cerca de 10 anos atrás, em 2006, o designer sueco Jakob Trollback criou um experimento nesse sentido, buscando novas possibilidades para os vídeoclipes. O resultado, criado com base em uma música do David Byrne com Brian Eno ("Moonlight in Glory"), foi apresentado em um TED Talk de 2007.



Muito além de um simples arquivo de vídeo no qual a letra da canção é apresentada, Trollback propunha a alternância de "respostas visuais" aos diferentes elementos da música, algo muito próximo do feito por Michel Gondry em 2003 no clipe de "Star guitar", do Chemical Brothers, no qual bateria e outros instrumentos se materializavam na paisagem do vídeo (um vagão de trem representando um trecho de um synth, uma casa se repetindo a cada toque do bumbo e assim por diante).

Pensar nesse tipo de vídeo atualmente é simples, mas foi preciso que alguns artistas experimentassem e se arriscassem até que o formato se consolidasse. Algumas ideias, por mais óbvias que pareçam, merecem ser exploradas.

Abaixo, alguns vídeos relacionados ao tema, produzidos no Brasil e no exterior.

Muse Baleia Kate Perry Gaby Amarantos

Arquivos do blog