Pesquisar nos arquivos

25 de setembro de 2012

DM1, um dos melhores aplicativos para fazer música no iPhone e no iPad

O desenvolvimento técnico dos smartphones tem permitido a criação de aplicativos cada vez mais robustos. Isso fica claro ao observar os atuais apps para produção musical, com recursos impensáveis de se usar em um celular alguns anos atrás. O DM1, disponível para iPhone (à venda por $2,99) e iPad ($7,99), é um deles.

O aplicativo é como uma drum machine que possui 64 kits sonoros e simula os sons de baterias eletrônicas clássicas como a TR-808, pianos e sintetizadores vintage (Farfisa, Rhodes, Wurlitzer, entre outros) e vários outros kits criados especificamente para o app. No DM1, é possível tocar usando a tela do celular/tablet como se fosse dividida em vários pads ou programar os sons em camadas (48, no total) e depois sequenciá-las, semelhante ao modo feito em softwares como Reason e FL Studio (mais básico). Os parâmetros individuais de cada "instrumento" podem ser regulados e ainda ha um kit de efeitos (delay, phaser, filter, compressor, formant e dalek) que pode ser controlado em uma interface semelhante a do Kaosspad, em tempo real. A versão do aplicativo para iPad é muito mais completa, mas no iPhone o DM1 também se destaca.

Com a música pronta, há a possibilidade de exportar o projeto inteiro ou as camadas individuais, salvá-las no iTunes ou enviar o arquivo diretamente para o Soundcloud, Facebook ou para um endereço de email.

Abaixo, um teste com uma música que criei usando o DM1 durante uma viagem e seus vídeos de divulgação.

Arquivos do blog