Pesquisar nos arquivos

9 de abril de 2012

Thesixtyone: um modo diferente de conhecer e divulgar novas bandas

"Novos artistas fazem a música e os ouvintes decidem o que é bom". Assim o site Thesixtyone se define logo na página de entrada. Criado em 2008, o site usa a "recomendação social" para destacar as músicas consideradas melhores por seus usuários: quanto mais votos positivos uma determinada música recebe, mais ela se destaca no site.

Bandas podem se cadastrar e enviar suas músicas, com a opção de liberá-las através de uma licença Creative Commons. Já os usuários podem navegar no acervo do site a partir de uma série de filtros como popularidade, data de inclusão ou o estado de espírito associado às músicas. 



A interface minimalista, focada em imagens das bandas, é um dos diferenciais do Thesixtyone. Pode-se usar o site como uma webrádio cuja curadoria é feita coletivamente ou observar as imagens de fundo de página enviadas por cada artista, enquanto informações sobre as bandas e suas trajetórias são exibidas.

Mesmo com diversas funcionalidades que estimulam a participação público (como tarefas diárias que, se cumpridas, premiam o usuário com pontos de reputação e ícones que registram a realização dessas tarefas) e se assemelham a características comuns das redes sociais, o Thesixtyone ainda tem um público pequeno que, segundo dados do Compete, registraram nos últimos meses picos de audiência de 40.000 visitantes únicos mensais. Apesar do limitado número de acessos, serve como uma forma diferenciada (e complementar) para divulgação de artistas independentes na internet e para se conhecer novas bandas.

Observação: há alguns anos, conheci a Band of Horses, que tocou na edição brasileira do festival Lollapalooza, através do Thesixtyone. Outra banda interessante que lembro de ter conhecido no site foi a We Were Promised Jetpacks.

Arquivos do blog