Pesquisar nos arquivos

7 de fevereiro de 2012

Novos vídeos: Céu, Criolo, Mallu Magalhães, Strobo, Emicida, Bárbara Eugênia, Sin Ayuda e Single Parents

Céu
Quem mais sentiu uma pegada bem Cidadão Instigado nessa nova música da Céu? "Retrovisor" é a primeira música de trabalho do terceiro CD da cantora, Caravana Sereia Bloom, previsto para ser lançado dia 14 de Fevereiro. A música está disponível para download no Facebook de Céu.

Criolo e Ilê Aiyê 
O projeto "Que bloco é esse?", da Petrobras, une artistas da "nova geração" da música popular brasileira para encontros com tradicionais blocos afro de Salvador. Os dois primeiros encontros mostram Criolo com o Ilê Aiyê e Emicida com o Malê Debalê. Na sequência virão Nação Zumbi com Muzenza e Preta Gil (Sic) com o Cortejo Afro.

No ano passado estive na sede do Ilê Aiyê em Salvador e aproveito para republicar um trecho do que escrevi na época:
"Ao caminhar pela rua Curuzu na noite do último sábado, 12 de fevereiro, a impressão era de que Salvador celebrava algum feriado religioso ou data comemorativa bastante especial. Milhares de pessoas se espremiam entre ambulantes e carros que formavam longos engarrafamentos pelo caminho estreito e irregular, resultado de ocupações realizadas desde meados da primeira metade do século passado. Seguindo o lento fluxo de pessoas e carros rua abaixo era possível constatar que, sim, se tratava de uma data especial para a região, pois ali seria realizada a 32ª Noite da Beleza Negra.

A festa é realizada pelo Ilê Aiyê, primeiro bloco afro da Bahia, fundado em 1974. A história de seu trabalho de valorização da cultura negra se confunde com a da Bahia e, mais especificamente, de Salvador, uma das cidades com maior número de negros no Brasil. O bairro Liberdade, onde se encontra a sede do Ilê Aiyê (palco da festa em questão), inclusive é denominado por seus moradores como “o maior bairro de população negra do Brasil”. Em 2000, segundo o IBGE, a população do Liberdade consistia em cerca de 200.000, majoritariamente negros e pardos."
O texto completo está aqui no Meio Desligado também.

Emicida e Malê Debalê
 

Strobo 
Banda paraense que mistura eletro-rock, surf music e pós-punk dançante. Parece bastante interessante ao vivo e possui músicas melhores do que essa do vídeoclipe.

Bárbara Eugênia 
Lá se vão dois anos desde o lançamento de  Journal de Bad e o CD da cantora Bárbara Eugênia ainda rende novidades, como esse clipe da música "Drop the bombs".
 

Mallu Magalhães
Como era e como ficou, quatro anos depois, abaixo (participação especial do Marcelo "Marido" Camelo).

Sin Ayuda
Foi lançado há cerca de quatro meses, mas é novidade aqui no blog. Meio anos 90, meio melancólico, serve como introdução à banda do interior de São Paulo.

Single Parents 
Música de trabalho do novo CD da banda paulista. A música dialoga com a do Sin Ayuda, publicada acima, e está disponível para download grátis no site da banda.

Arquivos do blog