Pesquisar nos arquivos

1 de março de 2012

Cena Independente #2: coletânea mensal com artistas brasileiros

O projeto Cena Independente é uma espécie de versão nacional da Music Alliance Pact, rede mundial de blogs que publica mensalmente uma coletânea com músicas de artistas independentes escolhidos pelos representantes da MAP em cada país (no caso do Brasil, este representante é o Meio Desligado). No caso do Cena Independente, cada blog integrante do projeto representa um Estado brasileiro e as coletâneas com todas as músicas são publicadas no último dia de cada mês. É uma forma de dar visibilidade a novos artistas e contribuir para a circulação nacional da nova música independente/alternativa produzida no Brasil.

A coletânea pode ser ouvida em streaming no Soundcloud (player abaixo) e está disponível para download gratuito no Mediafire.


MINAS GERAIS: Meio Desligado
Artista: oscilloID
Música: "Minerva"
Gênero: eletrônica experimental/IDM
Descrição: Oriundo do violão erudito, o belo-horizontino Lucas Miranda explora em seu projeto oscilloID as possibilidades da música eletroacústica, flertando notadamente com a IDM. "Minerva" é uma faixa lançada em 2011 e que sintetiza os atuais experimentos do artista. 
Pra quem gosta de: Flying Lotus, Four Tet, Boards of Canada

PARAÍBA: Atividade FM
Monstro - Biquíni de Oncinha
instrumental/rock'n'roll/ritmos nordestinos
Formada em 2004 pela amizade de quatro amigos, a banda baseia todo seu repertório em jam sessions, desconstruindo sonoridades e moldes, mas sempre pesando o pé no rock'n'roll. Psicodelismos e ritmos nordestinos confabulam e misturam-se a outros estilos, e tudo isso dá origem a algo completamente inédito, mas muito bem feito. Uma das bandas que mais merece reconhecimento na Paraíba, por vezes até se comparando a renomada Cabruêra, porém com estilo próprio.
Pra quem gosta de: A Banda de Joseph Tourton, Harmada, My Bloody Valentine

BAHIA: El Cabong
Hessel - Double Dragon
rock instrumental
A Bahia já está quase criando uma escola de bandas instrumentais de rock. Retrofoguetes, Vendo 147, Tentrio e agora a Hessel. A banda, na verdade, nem é nova, surgiu no início dos anos 2000, mas estava parada e há três anos retomou as atividades. No final de 2011 lançou um EP pela Torto Fono Gramas e voltou a fazer shows. É rock puro e visceral, com peso e sem virtuosismo, mas também sem se prender a um rótulo fácil e limitado. O power trio passeia por universos diversos do rock: indie, kraut e death metal.
Para quem gosta de: Led Zeppelin, King Crimson, Can, Macaco Bong, Pink Floyd

ALAGOAS: Sirva-se
Projeto Sonho – Aurora
post-rock
A Projeto Sonho é uma banda que vem aos poucos consolidando sua caminhada, nessa pegada os caras lançaram recentemente o seu primeiro EP, “Estação”. Esse material vem sendo muito bem recebido e já alcançou ótimos resultados. O disco é concebido todo em torno de um mesmo tema, e as músicas se complementam formando uma sequência devidamente encaixada, que por vezes parece ser uma faixa só. Um post-rock muito bem tocado e encontrado, que inclusive vem chamando a atenção até da mídia gringa. O destaque fica por conta de “Aurora” que encerra o EP apresentando a foça do som da Projeto Sonho.
Para quem gosta de: Explosions In The Sky, Labirinto, Mogwai


PARANÁ: Defenestrando
Rosie and Me - Home (Intro) feat. Joshua Thomas
indie-folk
Em 2010, a banda curitibana Rosie and Me fez barulho pela internet com o lançamento do EP “Bird and Whale”. Entre algumas das proezas do disco, a música “Bonfires” foi parar em uma propaganda da Claro e “Darkest House” foi trilha sonora de um dos episódios da série One Tree Hill. Nas primeiras semanas de 2012, o grupo liderado por Rosanne Machado lançou seu primeiro álbum inteiro: “Arrow of my Ways”, gravado em um estúdio caseiro, traz músicas profundas, tocantes e sentimentais. “Home (Intro)” tem a participação especial de Joshua Thomas e é a faixa de abertura do disco.
Para quem gosta de: Mumford & Sons, Band of Horses, Bon Iver

PERNAMBUCO: AltNewspapper
Homem do Mato – Better Days
reggae/dub/pop
A Homem do Mato é uma reggae music band pernambucana, criada no ano de 2009, mas que só lançou o seu primeiro EP homônimo no final do ano de 2011. O Álbum conta com 4 canções de autoria própria e um presente do poeta e compositor Ermirio Barros. A maioria das músicas fala sobre a filosofia reggae de vibrações positivas, sobre a liberdade e a natureza, tudo feito com uma sonoridade muito bem amarrada e suave. Uma delas inclusive é uma critica social a cidade do Recife, tudo dentro do esquema positivo! A música escolhida também traz esta vibe positiva, "Better Days" parece uma oração referencial a Bob Marley e tratando da filosofia Rastafari, pedindo a ajuda e força de Jah, versando sobre dias em harmonia e paz, mas sem esquecer que "Every loving life is a real sacrifice". Para quem gosta de: reggae e dub

ESPÍRITO SANTO: Ignes Elevanium
Zémaria – Instant Lover
electro rock/pop/synthpop
A capixaba Zémaria entrou para o universo dos grandes lançamentos nacionais de 2009 com seu “The Space Ahead”, disco pop de música eletrônica com vocais femininos, pegada rock e tipo exportação. Ela é muito mais reconhecida na Europa que por aqui e o principal motivo pode se resumir a forte atração dos europeus por este gênero que, ao contrário daqui, investem muito em eventos. “Instant Lover” é a demo do que virá a ser o novo single, que integrará seu próximo disco, quarto em sua carreira.
Para quem gosta de: Boss in Drama, Cansei de Ser Sexy, Copacabana Club

RIO DE JANEIRO: RockinPress
The Burk Band - Little More 
folk
A união entre os sentimentos de dois amigos sempre resultará na sinceridade. Com base nessa constante sentimental é que nasceu os trabalhos da The Burk Band. O duo já se separou e se juntou algumas vezes e nem por conta disso sua música deixa de correr, principalmente em países europeus, como mostra o Soundcloud oficial. Em “Little More” e em qualquer outra faixa é complicado apontar uma referencia direta, mas pode-se citar toques de um folk mais pop, bem mais digestivo e agradável que o normal.
Para quem gosta de ouvir: Oasis acústico, Jeff Buckley, The Swell Season

RIO GRANDE DO NORTE: FUGA Underground
Calistoga – Happy Tool
rock alternativo/progressivo
O Calistoga nasceu há 7 anos em meio à pequena cena hardcore de Natal. Mesmo naquela época a banda já atraia alguma atenção pelas referências diferenciadas que orientavam sua sonoridade, sendo influenciados desde Fugazi ao At The Drive-In. Com tempo e experiência técnica, a banda foi se desapegando aos poucos daquele pós-hardcore forte e pungente, partindo para uma sonoridade cada vez mais sofisticada. “Happy Tool”, faixa de “Time and Understanding”, sintetiza esse novo momento banda. 
Para quem gosta de: The Mars Volta, Queens of the Stone Age, Fugazi 

MATO GROSSO: Factóide
Serramadre - Instinto
rock alternativo
A Serramadre é uma das bandas mais novas de Cuiabá e já tem mostrado qualidade, motivação e é bastante prolifica (como se pode observar no seu interessante soundcloud). O nome da banda é inspirado no filme "The Treasure of the Sierra Madre", de John Huston. Para segunda participação cuiabana na mixtape Cena Independente, o Serramadre oferece a inédita canção "Instinto".
Para quem gosta de: Fall of Troy, Incubus, Mars Volta

SÃO PAULO: Move That Jukebox
Márcio R. – I Love Us
indie/pop
Cantando temas triviais, Márcio R. começa com pé direito sua empreitada musical. Com seu First EP em mãos, o músico é promessa das boas – e as duas faixas que abrem a estréia fonográfica dizem o mesmo. “On The Road” - com teclados e levada cadenciada à la Ben Folds - e “I Love Us” – que exala uma singela sensibilidade pop envolta a palmas e “tchururus” – mostram um belo cartão de visitas. Completam o disquinho a quase roqueira “Little Son”, “Hey Mama” e a baladinha folk “Listen My New Song”. 
Pra quem gosta de: Ben Folds, Rosie and Me, Belle & Sebastian 

Sérgio Barros – Dorme Bem
MPB
Sérgio Barros é um cearense que já virou um cidadão roraimense depois de tantos anos de dedicação a música do estado mais ao norte do Brasil. Em seu segundo CD "Precioso Bem" lançado no começo de 2012 Sergio destaca seu apurado lado de arranjador musical junto com suas influências musicais como jazz, blues e música popular brasileira. Sérgio Barros representa a consagrada safra de ótimos músicos do estado de Roraima.
Pra quem gosta de: Caetano Veloso, Djavan, Chico Buarque

Arquivos do blog