Pesquisar nos arquivos

10 de outubro de 2011

Oi Novo Som mapeia música independente do nordeste


Para escolher novos artistas que participarão de seu programa de webtv o Oi Novo Som teve uma grande ideia: garimpar pelas bandas registradas em seu site e criar um mapa com os artistas mais representativos em cada região do país. O Mapa Oi Novo Som, resultado dessa iniciativa, começa pela região do nordeste brasileiro e utiliza o formato de podcast para apresentar ao público breves entrevistas com jornalistas e agitadores culturais da região e músicas dos 10 artistas nordestinos escolhidos pela equipe do ONS: Nuda, Burro Morto, Baiana System, DuSouto, Pirigulino Babilake, O Sonso, Silvério Pessoa, Human Cycle, Fóssil e Eletrocactus. Destas, a banda que receber mais "curtidas" pelo público (através da integração com o Facebook) terá seu espaço garantido no programa Estúdio Oi Novo Som em 2012.

Os mapas das outras regiões do Brasil ainda não estão no ar e no site não é divulgada a data de publicação dos novos podcasts. Para a publicação dos arquivos de áudio o ONS usa o Podomatic, antigo serviço de criação de podcasts que durante anos ficou defasado em relação a concorrentes mais próximos, como o Soundcloud. Aparentemente, o serviço evoluiu, mas continua com deficiências como a interface pobre e poucas opções de interação com o conteúdo (a possibilidade de se comentar em trechos específicos do áúdio disponível no Soundcloud, por exemplo, faz muita falta).


A apresentação das músicas também poderia ser diferente. Seria muito mais prático poder ouvir cada uma delas individualmente, ou, no caso de se manter o formato podcast, colocar as mini-biografias de cada banda na ordem em que são executadas no áudio. Do jeito atual, fica difícil e complicado se situar em relação a qual banda está tocando em cada momento. Fica a dica para as próximas edições.

Arquivos do blog