Pesquisar nos arquivos

24 de maio de 2011

Petites Planètes e o vídeo documental musical indie

Responsável por popularizar a estética documental/improvisada em vídeos de bandas indie ao redor do planeta com os "take away shows" do blog La Blogoteque, o francês Vincent Moon (que esteve no Brasil recentemente, inclusive participando do mesmo Fórum da Cultura Digital em que apresentei duas pesquisas), trabalha agora em seu novo projeto, intitulado Petite Planètes. Mais experimental e lúdico que o "Take away show", a proposta engloba documentar de forma multimídia parte da produção cultural ao redor do planeta, incluindo filmagens realizadas em países como o Brasil, Espanha, Argentina, Egito e Estados Unidos. Entre os brasileiros que participam da iniciativa estão o cantor e baterista Wilson das Neves, José Domingos, Letuce e Thalma de Freitas.


A estreia se deu com o lendário Tom Zé, que fez uma performance no terraço de um prédio e em seu apartamento em momentos de beleza e esquisitice ímpares. Todos os vídeos são complementados por fotos, arquivos de áudio e textos de autoria do próprio Moon e convidados, como Lucas Santtana, que escreveu sobre Tom Zé. 

Destacado pela beleza estética dos vídeos e do próprio site do projeto, o Petite Planètes é uma evolução do trabalho realizado por Moon em parceria com o La Blogoteque e abre possibilidades de experimentação linguagem - apesar de, até o momento, esse potencial ainda não ter se destacado tanto ao ponto de romper com os "take away shows" e criar uma identidade própria.


Realizado com recursos captados através de doações feitas pela internet, o projeto está registrado em Creative Commons, o que permite a livre circulação e exibição dos filmes, contanto que o material não seja explorado comercialmente e seus autores sejam citados. 

Arquivos do blog