Pesquisar nos arquivos

18 de maio de 2011

Festival Natura Musical Minas, Natura Nós e os artistas patrocinados em 2011

Artistas e projetos mineiros patrocinados pela Natura em 2011: Flávio Renegado, Graveola e o Lixo Polifônico, Dona Jandira, Lô Borges, Jazz Mineiro Orquestra e Narrativas do Vale do Jequitinhonha.

Atrações do festival Natura Musical Minas: Milton Nascimento com Maria Gadú e Roberta Sá; Lô Borges e Pedro Morais; Pato Fu; Marcelo Jeneci; Karina Buhr; Flávio Renegado; Marku Ribas; Aline Calixto com Carlinhos Brown; Orkestra Rumpilezz; Grupo Trampolim; Pequeno Cidadão; Palavra Cantada; Grupo Curupaco; Vivaviola e Meninas de Sinhá; e Zé da Guiomar.

Atrações do festival Natura Nós: Jack Johnson, Jamie Cullum, Maria Gadú, Laura Marling, Bid + convidados, Roberta Sá + António Zambujo, Barbatuques, Toquinho + convidados, Palavra Cantada, G. Love, Grupo Ponto de Partida e Meninos de Araçuaí.

A Natura é uma das poucas grandes empresas nacionais que possui uma linha de patrocínios culturais concisa e bem definida. Sua atuação em Minas Gerais trabalha a valorização da música mineira, da cultura local e das tradições do interior. Fora do Estado, em 2010, patrocinou Marcelo Jeneci e Cidadão Instigado, autores de álbuns indiscutivelmente posicionados entre os mais interessantes da música brasileira recente.

Em seu edital de patrocínio para artistas mineiros em 2011 a empresa alia tradição e contemporaneidade e investe em projetos de jovens artistas que vem se destacando na cena local (casos de Graveola e o Lixo Polifônico e Flávio Renegado, que já foi patrocinado pela Natura em 2008), tradicionais nomes da música mineira (Lô Borges e Jazz Mineiro Orquestra) e expoentes da cultura de raiz (Dona Jandira e Narrativas do Vale do Jequitinhonha). 


Paralelamente, a Natura estreia em 12 de junho, dia dos namorados, seu 1º festival "proprietário" em Belo Horizonte, o Natura Musical Minas. Dividido entre quatro praças da cidade (Duque de Caxias, da Liberdade, da Estação e Lagoa do Nado, que na verdade não é uma praça, mas sim um parque ecológico), o festival terá shows gratuitos realizados a partir da manhã e encerrará sua programação na Praça da Estação, onde estão concentrados alguns dos principais nomes de sua grade. 

Artistas interessantes compõesm a programação, mas a concentração de todas as atividades em um único dia é um grande defeito. A Natura, que apoia projetos de turnês de artistas e gravações de CDs e DVDs, de forma a contribuir para a construção de carreiras e disseminação das obras dos artistas, não deveria realizar um projeto de tamanho porte em um único dia, impedindo que os interessados possam assistir a vários shows da programação. Pode-se argumentar que cada palco corresponde a uma linha estética específica, mas as divisões de gêneros apresentados em cada praça não são rigidamente definidas e, de qualquer forma, vai na contramão do fomento à diversidade. Afinal, de que adianta dar espaço a diferentes manifestações artísticas se a maioria delas será realizada simultaneamente? De qualquer forma, com certeza será um dia inesquecível, com muitos bons artistas e que abrangem amplo público na capital e região metropolitana. 


Partindo para São Paulo, onde a empresa realiza o festival Natura Nós, reforça-se aquele que, a meu ver, é um dos pontos fracos da política cultural da empresa: apesar de todos (e são muitos) os méritos, a impressão é de que falta ousadia. Observar a programação do Natura Nós, com seus nomes óbvios, é exemplo disso. Não é um festival ruim, mas sua linearidade e a falta de novidades chega a incomodar. Ao analisar as ações da Natura no meio musical, parece que a empresa permite a realização de turnês e produtos excepcionais mas ainda encontra dificuldade ao tentar realizar ações pontuais de grande impacto.

Programação do Festival Natura Musical Minas
12 de junho, domingo

Praça da Liberdade (Funcionários)
10h - Oficina Grupo Trampolim (MG)
11h - Palavra Cantada (SP) – infantil
15h30 - Pato Fu – Música de Brinquedo (MG)
17h - Lô Borges e Pedro Morais (MG)

Parque Ecológico Lagoa do Nado
10h30 - Grupo Curupaco (MG)
12h - Vivaviola e Meninas de Sinhá (MG)
14h30 - Oficina do Grupo Trampolim (MG)
15h40 - Marku Ribas (MG)
17h - Zé da Guiomar (MG)

Praça Duque de Caxias (Santa Tereza)
10h15 - Pequeno Cidadão (SP)
12h - Oficina do Grupo Trampolim (MG)
14h30 - Karina Buhr (PE)
15h40 - Flávio Renegado (MG)
16h50 - Marcelo Jeneci (SP)

Praça da Estação (Centro)
17h30 - Orkestra Rumpilezz (BA)
19h - Aline Calixto (MG) convida Carlinhos Brown (BA)
20h - Milton Nascimento (MG) convida Maria Gadú (SP) e Roberta Sá (RN)

Arquivos do blog