Pesquisar nos arquivos

21 de janeiro de 2011

WikiRebels, documentário sobre o Wikileaks

Lançado no fim de 2010, o documentário WikiRebels aborda a história recente do WikiLeaks, um dos maiores fenômenos políticos/comunicacionais mundiais, e de seu criador, Julian Assange, um dos mais influentes e "perigosos" homens vivos atualmente, segundo a mídia e governos preocupados com as informações divulgadas pelo site.

O caso do WikiLeaks está diretamente ligado ao que vivemos diariamente na área musical (não só nela, mas no setor cultural de forma ampla) com a facilidade de reprodução e distribuição de conteúdos digitais possibilitada pelas tecnologias modernas (conexões mais potentes, maiores capacidades de armazenamento digital a baixos custos, ferramentas de compartilhamento de arquivos, etc). Um dos fatores mais interessantes no WikiLeaks é observar como a tecnologia para fins ideológicos e políticos, destacando a importãncia da livre circulação de informação e do poder das ações colaborativas em rede.

O documentário foi produzido pela SVT, TV pública da Suécia, país com uma das leis mais abrangentes em relação aos direitos autorais e à livre circulação de informação.

Para conhecer mais sobre o WikiLeaks e sua importância duas sugestões são os especiais do jornal Folha de S. Paulo e da revista Veja sobre o tema (sério, não é piada, serve como introdução ao tema e não deixa de ser, de certa forma, contraditório, já que é justamente devido a veículos tendenciosos como os dois que o WikiLeaks passa a ser ainda mais importante). Outra dica é conferir o blog CartaCapital-WikiLeaks, parceria entre a revista CartaCapital e o WikiLeaks.


Arquivos do blog